Banca de DEFESA: RAFAEL BARRETO LIMA

DISCENTE: RAFAEL BARRETO LIMA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Google Meet

REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: DIRETRIZES E PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, EM ABAETETUBA – PA.

Ensino remoto; Diretriz; Educação; Surdez; AEE.

ÁREA: Educação

A adoção do ensino remoto apresentou-se como o melhor meio da escola possibilitar a continuidade ao ensino durante o período de maiores picos de infecção da pandemia da COVID-19 em todo território brasileiro. Nesse sentido, considerando o contexto pandêmico, a educação de alunos surdos tornou-se um importante assunto a ser discutido e verificado por profissionais da educação que mantiveram a responsabilidade em viabilizar a continuidade do ensino, agora por outras vias, destes alunos. Por isso, no que se refere a educação de surdos em tempos da pandemia da covid19, este trabalho possui como pergunta problema o seguinte questionamento: Como a educação de surdo no ensino remoto em Abaetetuba é representada nos discursos das diretrizes oficiais orientadoras do ensino remoto em Abaetetuba e nos discursos docentes de implementação? o objetivo geral dessa pesquisa instituiu-se em analisar os discursos das diretrizes orientadoras e dos professores sobre a educação de alunos surdos no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19 no município de Abaetetuba – PA. Os objetivos específicos desmembram-se em comparar o discurso constante nas diretrizes com os discursos docentes do AEE sobre a educação de surdos, afim de verificar a garantia do direito de inclusão e acessibilidade desses, durante o ensino remoto em Abaetetuba – PA. Verificar os impactos da relação entre o discurso das diretrizes e os discursos docentes acerca do ensino remoto no AEE sobre a escolha das TIC utilizadas pelos professores para os alunos surdos em Abaetetuba – PA. E analisar de que maneira os discursos das diretrizes regulam o trabalho docente com os alunos surdos durante o ensino remoto em Abaetetuba – PA. No direcionamento metodológico, este trabalho se utilizou da Analise Critica do Discurso (ADC), a qual evidencia as propostas de práticas sociais desenvolvidas através do ensino remoto e implícitas nos discursos da diretriz orientadora e dos professores do AEE, tendo como subsidio o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), bem como seus efeitos sobre a aprendizagem dos alunos, considerando ainda o caráter inclusivo dos surdos através desta nova forma de ensinar. Apesar deste trabalho ainda se encontrar em fase de desenvolvimento, podemos considerar, de antemão, que o documento analisado não apresenta autossuficiência para regulamentar o trabalho dos professores que atendem os alunos surdos através do atendimento educacional especializado exercido nas salas de recursos multifuncional das escolas municipais do território que compõe o município de Abaetetuba. Assim, sinalizando, portanto, a necessidade dos professores do AEE em seguirem um plano com diretrizes e orientações mais especificas para a educação de alunos surdos que frequentam as SRM.

Externo ao Programa - 2146213 - MARCIA MONTEIRO CARVALHO
Presidente - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 08:58