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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEF FARIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEF FARIAS DA SILVA
DATA: 02/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Via Conferência Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO ENTRE GRADES E MUROS: UM ESTUDO DA EFETIVIDADE DAS POLITÍCAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO CONTEXTO DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS PARAENSE.


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas públicas educacionais, jovens e adultos, privação de liberdade.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação delimita-se na análise da efetividade das políticas públicas educacionais para jovens e adultos em situação de privação ou restrição de liberdade (PSRPL) no contexto do Baixo Tocantins, a partir das atividades desenvolvidas pelo Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB) localizado no Município de Abaetetuba – PA. Esse estudo tem por objetivo principal analisar a (in) eficácia das políticas públicas educacionais para jovens e adultos em situação de privação de liberdade no contexto do Baixo Tocantins, a partir das atividades desenvolvidas pelo Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB) localizado no Município de Abaetetuba – PA. Esse estudo tem por objetivo principal analisar a (in) eficácia das políticas públicas educacionais para jovens e adultos em situação de privação de liberdade no contexto do Baixo Tocantins, a partir das atividades desenvolvidas pelo Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB) localizado no Município de Abaetetuba – PA. E, como objetivos específicos: Discorrer dos mecanismos de implementação das Políticas públicas educacionais no Sistema Prisional Paraense (SPP) a partir das diretrizes norteadoras institucionalizadas pelos marcos normativos e políticos constituídos pelos órgãos executores da política no estado do Pará; Investigar quem são esses sujeitos em situação de restrição ou privação de liberdade da Educação Prisional, onde o CRRAB acaba se evidenciando como espaço de construção de identidade; e enfatizar a necessidade de concretização de políticas públicas em especifico às PSRPL que enalteça a educação como direito humano, contribuindo para a inclusão sociocultural e econômica desses sujeitos. Para atingir os propósitos elencados busca-se a partir do método qualitativo, de caráter exploratório e descritivo desenvolver esse estudo com pesquisa bibliográfica, utilizando-se das técnicas de coletas de dados e entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo. Com isso, a construção dessa pesquisa pretende determinar e aprofundar conhecimentos que possam subsidiar uma análise comprometida com o contexto das políticas públicas educacionais nas prisões e assim analisar o que vem sendo proporcionado acerca das necessidades evidenciadas, em que possam resultar propostas metodológicas e estratégias que venham alcançar a todos, contemplando as especificidades, garantindo um compromisso ético em resultados positivos que façam a diferença no que se quer alcançar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMOES
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 14:47
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