Banca de DEFESA: ANA MARCIA GONZAGA ROCHA

DISCENTE: ANA MARCIA GONZAGA ROCHA
DATA: 30/05/2022
LOCAL: Via Conferência Google Meet

POLÍTICA EDUCACIONAL DE MUNICIPALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMNETAL EM TOMÉ-AÇU/PA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Política de Municipalização; Política de Educação do Campo; Organização da Educação Municipal.

ÁREA: Educação

A pesquisa que traz como título “Política Educacional de Municipalização no Ensino Fundamental em Tomé-Açu/PA e seus Reflexos na Educação do Campo”, busca analisar como o processo de municipalização do Ensino Fundamental de Tomé-Açu – município do estado do Pará –, se efetiva nas escolas do campo em respeito às suas peculiaridades indenitárias garantidas por lei. A partir dessa incursão, o estudo se volta para uma análise de como a política de municipalização da educação tem acontecido no cenário educacional brasileiro, mostrando que fatores foram levados em consideração para o ato de municipalizar o processo educativo, tendo como grande incentivador a aprovação do FUNDEF. Diante desse cenário de reformas educacionais, temos a Educação do Campo, que tem tomado grandes proporções no Brasil, onde se fortaleceram as discursões dos movimentos sociais, organizações sindicais e estudiosos de diversas áreas do conhecimento, entorno da luta pela educação básica do campo, diferenciando totalmente da Educação Rural. Os movimentos sociais do campo tomaram frente na busca por novas demandas para a Educação do Campo, a partir disto foi possível realizar duas Conferências Nacionais por essa modalidade da educação, nos anos de 1998 e 2004, sendo fundamentais para o seu fortalecimento, bem como programas e projetos destinados para as escolas do campo. Portanto, em busca de debater esta problemática no âmbito educacional, este estudo utilizou-se de procedimentos metodológicos empregues inicialmente, quais sejam: pesquisas bibliográficas tendo como embasamento teórico as principais formulações de autores como Bolth (1997), Ávila (1997), Caldart (2001; 2004; 2008; 2009), Fernandes (1999; 2004), Arroyo (2006) e Lakatos e Marconi (2003), além da análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito sujeitos, subdivididos em: secretaria de educação, coordenação municipal da Educação do Campo, diretor e vice, coordenação escolar e professores, numa abordagem exploratória e descritiva. Espera-se como resultado desta pesquisa, contribuir para melhor compreensão da política de municipalização e consequentemente clareza de seus reflexos na Educação do Campo no Município de Tomé-Açu.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 14:22