FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ERA DA EDUCAÇÃO 4.0: IDENTIDADE DOCENTE NAS PRATICAS PEDAGÓGICAS
Magistério; Identidade docente; TIC’s; Formação; Tecnologia.
O interesse pelo tema da pesquisa “Formação Continuada de Professores na era da Educação 4.0: Identidade Docente nas práticas pedagógicas” sobreveio com base em indagações e reflexões pessoais sobre a formação continuada de professores no século XXI, onde há uma diversidade de tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, e quanto ao uso pedagógico dentro do ambiente educacional. Assim, a presente pesquisa possui o objetivo de investigar em quais perspectivas a formação continuada de professores que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação influência nas práticas pedagógicas destes professores no ensino remoto ou hibrido ao longo do cenário pandêmico. O lócus da pesquisa foi o município de Abaetetuba-PA, onde foi aplicado um questionário quanti-qualitativo para 30 professores da educação básica distribuídos entre escolas Públicas e Privadas da zona urbana do munícipio. Além disso, foi realizada a pesquisa bibliográfica onde autores como NÓVOA (1992), TARDIF (2002), MORIN (2000), FORMOSINHO (2002), THURLER (2002), GARRIDO; PIMENTA; MOURA (2000); KENSKI (2012), SCHWAB (2016); FUHR (2019); GAUER (2021); revelando novos conceitos formativos possibilitando enfatizar a escola como local privilegiado para a formação de professores e desenvolvimento profissional.