Banca de DEFESA: ANTONIA CORREA NOVAES

DISCENTE: ANTONIA CORREA NOVAES
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Via Conferência Google Meet

ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA DE NUCLEAÇÃO VOLTADA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, PA: desafios e perspectivas em curso.

Educação do Campo. Políticas Públicas. Nucleação.

ÁREA: Educação

A pesquisa faz uma abordagem acerca do empobrecimento educacional que tem se ampliado no campo em decorrência da política de nucleação que levou ao fechamento de escolas multisseriadas, interferindo, assim, na realidade social dos educandos. O objetivo do estudo se pautou em analisar as estratégias organizacionais das unidades educativas no município de Abaetetuba-Pará pelo fato de apresentar os desdobramentos mais significativos da Política de Nucleação da Educação local. O estudo está ancorado nas discussões dos principais aportes teóricos que subsidiaram o desenvolvimento da pesquisa e deram embasamento e consistência à investigação, a saber: Arroyo (2004); Hage (2001); Molina (2008) e Caldart (2002). O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa documental, a qual possibilitou  o levantamento do número de escolas da Rede Municipal de Ensino e dos dispositivos legais (Decretos, leis, resoluções e Plano Municipal de Educação); além disso, por meio de pesquisa de campo, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os membros da Coordenação de Educação do Campo municipal e lideranças comunitárias, para uma melhor percepção dos processos organizacionais, sociais e educativos que envolvem as questões da política em questão. Foi possível constatar, preliminarmente, a escassez das informações sobre a Política de Nucleação que foi implantada no ano de 2005. Evidencia-se ainda, que a Educação do Campo em Abaetetuba precisa ser refletida a partir das dinâmicas dos movimentos sociais e das comunidades, mediante seus modos de vida, dos saberes, das questões socioeconômicas e ambientais. Nesse sentido, pensar a escola do campo é compreender o conjunto de transformações que a realidade vem exigindo. Logo, a nucleação sem planejamento, sem o reconhecimento de todos os condicionantes e determinantes contextuais não é a melhor opção, pois fechar as escolas é violar os direitos dos grupos sociais, tendo em vista que geralmente é uma das formas pelo qual o poder público se faz “presente” na comunidade. Desse modo, uma proposição que pode contribuir com o desenvolvimento da educação nessas localidades é reforçar o protagonismo desses sujeitos para a construção de um projeto político educacional que possa abranger as especificidades dos povos do campo.

Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo ao Programa - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/04/2022 08:14