Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYCE CARVALHO CASTRO

DISCENTE: GLEYCE CARVALHO CASTRO
DATA: 29/03/2022
LOCAL: Video Conferência

Território e Educação: Políticas de Ensino Médio para o campo na Amazônia Paraense

Ensino Médio. Educação do Campo. Juventude. Amazônia Paraense.

ÁREA: Educação

O trabalho tem como tema: “EDUCAÇÃOETERRITÓRIO:Políticas deEnsinoMédio para o campo naAmazôniaParaense,um olhar no município deAbaetetuba/Pa” apresentando como problemática o acesso da juventude ao ensino médio modular e se este, atende as necessidades humanas e sociais do homem e mulher do campo para quese tenha um modelo de ensino instituído por eles, considerando o próprio contexto educacional a qual o sujeito está inserido. O objetivo geral da pesquisa é analisaras políticas de ensino médio para o campo na Amazônia Paraense na perspectiva de estudantes de uma escola do campo no município de Abaetetuba - Pará. Como objetivos específicos estão: (1) compreender o contextodaEducação do Campo na Amazônia Paraense;(2) analisar a organização curricular do sistema modular;(3)mostrar a importânciadaexpansãodoensinomédioatravésdaimplementaçãodoSistemade Organização Modular de Ensino-SOME para o desenvolvimento educacional local.A pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa, e a opção metodológica deste estudo fundamenta-se na pesquisa de campo, com auxílio da pesquisa bibliográfica e documental. Para que a pesquisa seja compreendida em seu contexto histórico e social o método adotado é o materialismo histórico dialético, e técnicas tais como: Entrevistas semiestruturadas com aplicação de questionários. O embasamento teórico está fundamentado principalmente em algumas obras de Arroyo (1999, 2007 e 2011), Caldart (2004, 2006 e 2012), Frigotto (2004, 2010 e 2016) Freire (1996 e 1987) e aLei Estadual nº. 7.806,que dispõe sobrea regulamentação e funcionamentodo SOME.Os resultados da pesquisa evidenciam que o SOME tem sido a única alternativa para o acesso ao Ensino Médio público da juventude do Campo, mas no campo das contradições o sistema modular mostra descompasso entre a organização curricular e a realidade sociocultural dos sujeitos educacionais com um modelo urbanocêntrico de educação. Ainda que exista fragilidades no sistema modular, conclui-se que este, tem contribuído para o desenvolvimento educacional local da juventude do campo, abrindo perspectivas de novos caminhos e inserção social.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Externo ao Programa - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Notícia cadastrada em: 28/03/2022 14:25