Notícias

Banca de DEFESA: THIAGO MACIEL VILHENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO MACIEL VILHENA
DATA: 28/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Via Conferência Google Meet - meet.google.com/svy-gikf-kfx
TÍTULO:

Transformações urbanas em cidades ribeirinhas a partir do processo de construção de grandes empreendimentos portuários: o caso de Abaetetuba/PA, de 2016 a 2019.


PALAVRAS-CHAVES:

Abaetetuba/PA, Grandes Empreendimentos, transformações urbanas, Plano Diretor.


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho analisa as transformações urbanas na cidade de Abaetetuba, estado do Pará, tendo como recorte temporal os anos de 2016 a 2019, quando se fez a atualização do Plano Diretor Municipal. Neste documento, o macrozoneamento de áreas do município explicita alguns pontos propícios de urbanização e instalação de grandes empreendimentos com zona destinada a projetos portuários, dando assim, início ao processo de institucionalização do referido Plano no município. Diante disso, em 2017, a empresa graneleira Cargill S. A, por intermédio da empresa Brick Logística adquire áreas na ilha do Xingu, para a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP). Por sua vez, no mesmo ano, a empresa Terminais de Líquidos da Amazônia LTD (TLA), protocolou o processo de autorização de um TUP na região de Guajará de Beja, distrito municipal, localizado nas cercanias da cidade. Tais aportes modificaram o uso do espaço urbano alterando os fixos e o fluxo do território, e consequentemente, a feição da cidade ribeirinha. Diante desta problemática, esta pesquisa tem como objetivo analisar a estruturação de um novo centro da cidade de Abaetetuba, desde a territorialização do grande capital e seus efeitos na vida cotidiana da cidade ribeirinha. A metodologia adotada compreende as dimensões teórica e empírica, sendo a primeira de fundamentação teórica, com técnicas de revisão bibliográfica, subordinada a análise crítica no campo da pesquisa interdisciplinar; a abordagem empírica abrange os desdobramentos dos empreendimentos portuários na cidade de Abaetetuba, demonstrados por meio do mapeamento do território. Os resultados demonstram que empreendimentos de porte menor começaram a se instalar na cidade e com isso tem transformado a configuração espacial já existente, onde a cidade por ter características ribeirinhas, como uma feira de produtos de origem extrativista à margem do rio, passa a ter o seu processo de urbanização acelerado, principalmente ao longo da rodovia Dr João Miranda e PA 252, via de ligação do município a cidades fronteiriças. Este recorte geográfico e suas áreas adjacentes ganham novos empreendimentos que vão dar nova significância a esta parcela da cidade, produzindo um novo centro urbano de serviços e assim territoralizando ainda mais o capital dentro da estrutura da cidade.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Interno - 2318419 - LIVIO SERGIO DIAS CLAUDINO
Externo ao Programa - 2467841 - MARCIO DOUGLAS BRITO AMARAL
Notícia cadastrada em: 23/03/2022 15:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1