Banca de DEFESA: RENATO MATOS MARQUES

DISCENTE: RENATO MATOS MARQUES
DATA: 22/03/2022
LOCAL: Via Conferência Google Meet - meet.google.com/pwk-dobu-ohx

Desenvolvimento. Território. Territorialidade. Modos de Vida.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa intitulada “Modos de vida na Comunidade São José: Conflitos, Territórios e Territorialidades frente a Implantação do Projeto Albras/Alunorte (Barcarena-Pará)”, apresentada ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Abaetetuba, especificamente, na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios, busca contribuir com reflexões acerca dos impactos causado pela implantação de um grande projeto industrial sobre os modos de vida de uma população tradicional na Amazônia paraense. Originou-se da seguinte questão-problema: De que forma os modos de vida dos moradores da Comunidade São José e suas territorialidades foram alteradas após o período de implantação das ações do Projeto Albras/Alunorte no município de Barcarena, no Pará? Objetiva de forma geral: analisar os modos de vida dos moradores da comunidade São José e suas novas territorialidades, considerando o período pós-implantação das ações do Projeto Albras/Alunorte no município de Barcarena, no Pará, até os dias atuais. Afim de subisidiar as investigações, desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: Estudar o ideário de desenvolvimento no Brasil que propiciou a instalação do complexo Albras/Alunorte; Apresentar um breve histórico da ocupação do território onde situava-se a comunidade São José; identificar, através de mapeamento, os moradores da comunidade São José afetados com a implantação do Projeto Albras/Alunorte; Coletar, por meio de entrevistas semiestruturadas, informações sobre os modos de vida dos moradores da comunidade São José e suas territorialidades no período precedente às ações de implantação do Projeto Albras/Alunorte; e por fim, Analisar as relações existentes entre as ações de implantação do Projeto Industrial Albras/Alunorte e o processo de ocupação/desocupação territorial pelo qual passaram os moradores da Comunidade São José no município de Barcarena, no Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo historiográfica acionando o percurso metodológico da História Oral segundo as premissas de Alberti (1996) e Portelli (1997) e outros. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental em acervos e sítios eletrônicos, fazendo uso, também, da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados juntos aos moradores, sujeito da pesquisa, com a finalidade de estabelecer relação entre história e memória para compreensão do processo histórico de ocupação/desocupação territorial pelo qual passaram os moradores da referida comunidade. Nesse sentido, recorreu-se as contribuições teóricas de alguns autores como: Saquet (2011), acerca das territorialidades; Santos (1994; 1998 e 2000), sobre território; Thompson (1987; 1998; 2001), sobre experiência vivida e experiência percebida; Hall (2005) e Sahlins (2003), tocante à dinâmica de mudanças e atualizações das identidades; Rostow (1974), sobre as etapas do desenvolvimento econômico; Sarmento (2008), quanto ao desenvolvimentismo brasileiro; Oliveira & Carleal (2013), ao desenvolvimentismo na Amazônia; Pinto (2010), Silva et al (2017), sobre a implantação do complexo industrial Albras/Alunorte em Barcarena. Fundamentou-se nas concepções epistemológicas do Materialismo Histórico-Dialético para analisar as relações existentes entre as ações de implantação do Projeto Industrial Albras/Alunorte e o processo de desterritorialização e reterritorialização pelo qual passaram os moradores da Comunidade. Conclui-se que, por meio das análises, foi possível identificar mudanças sinificativas nos modos de vida dos moradores da Comunidade São José no município de Barcarena, no Pará, como por exemplo, a necessidade de seguidos deslocamentos: para alguns, houve um agravamento nas condições de moradia e acesso a emprego e renda; para outros, uma visão de melhoria nas oportunidades quanto ao acesso à educação e emprego e renda, realidade aproximada aos demais desapropriados pelas ações de implantação do Projeto Industrial Albras/Alunorte.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR FURTADO DE SOUZA
Externo à Instituição - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA