Notícias

Banca de DEFESA: MARLÉA DE NAZARÉ SOBRINHO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLÉA DE NAZARÉ SOBRINHO COSTA
DATA: 23/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo Conferência - meet.google.com/kww-efhd-ray
TÍTULO:

OS CORDÕES JUNINOS COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO SOCIAL DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS NOS TERRITÓRIOS DE ABAETETUBA.


PALAVRAS-CHAVES:

Assistência Social; Festival de Cordões Juninos; Cultura;
Resistência; Fortalecimento de Vínculos.


PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O Festival de Cordões juninos adaptados com base em levantamentos realizados por técnicos, educadores e usuários dos cordões, feitos no passado, figura como uma das principais estratégias de intervenção social dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) nos territórios do município de Abaetetuba. Durante o primeiro semestre de cada ano (2010-2016), técnicos e educadores sociais, além de crianças, adolescentes e seus familiares (usuários dos programas sociais), realizaram o trabalho de pesquisa em seus respectivos territórios. Textos teatrais e composições musicais foram criados fundamentados em um conjunto de temáticas sociais já exploradas em reuniões pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Objetivamente, as temáticas de maior relevância nos grupos foram: a) combate ao trabalho infantil; b) violência doméstica e familiar; c) sexualidade; d) cultura de paz; e) meio ambiente. Nesse sentido, o Festival de Cordões Juninos se apresentou como modelo de intervenção que visava promover a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários da valorização da arte e da cultura popular no município de Abaetetuba, sem perder de vista a preocupação central, que se traduzia pela expectativa de minimização das situações de violência, vulnerabilidade e exclusão social. Não obstante essa finalidade, até o momento não se tem conhecimento de nenhum estudo diagnóstico sobre os resultados esperados do projeto com o seu público-alvo. Apenas comentários difusos de atores geralmente ligados à coordenação e à organização do festival foram constantemente produzidos após a realização de cada edição, porém sempre relacionados a experiências empíricas. Referente a esse contexto, importa perguntar: oscordões juninos utilizados como prática de intervenção social dos Centros de Referência da Assistência Social-CRAS contribuíram para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários intergeracionais, para a reconstrução da memória coletiva, para a reafirmação e desestigmatização da identidade e para o enfrentamento das violações de direitos nos territórios de Abaetetuba? Especificamente, o estudo se detém na análise de três Cordões: Cordão Boi Pai do Campo Ribeirinho (CRAS Angélica), Cordão Junino Boi Pingo de Ouro (CRAS São Sebastião) e Cordão da Arraia (CRAS Beja). A presente proposta de pesquisa é pensada em uma perspectiva interdisciplinar, em que são articuladas contribuições de estudiosos das áreas de Serviço Social, Letras, Filosofia, Sociologia e Cultura, tais como Marilda Iamamoto, Alfredo Bosi, Marilena Chauí, Nestor Garcia Canclini, entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2478698 - CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO PANTOJA
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Externo ao Programa - 6401580 - AQUILES VASCONCELOS SIMOES
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 15:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1