CIÊNCIAS AMBIENTAIS, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E CRIAÇÃO DE GRUPO AMBIENTAL EM UMA REDE DE ENSINO
Ciências Ambientais, Interdisciplinaridade, Grupos Ambientais
Atualmente muito se fala sobre o ensinar Ciências Ambientais no currículo da Educação
Básica. Nessa linha de ação/preocupação faz-se refletir: como ensinar Ciências Ambientais de
forma eficaz e atrativa ao mesmo tempo? Essa questão perpassa o objetivo desse trabalho, o
qual busca responder de que forma os professores da Educação Básica de uma rede particular
de ensino compreendem e trabalhem os conteúdos de Ciências Ambientais em sala de aula?
Na sequência, como objetivos específicos temos: descrever como os professores
compreendem os conteúdos de ciências ambientais, elencar quais as temáticas ambientais são
trabalhadas em sala a partir de conteúdos disciplinares, analisar como os professores
trabalham os conteúdos das Ciências Ambientais e, como produto, buscar-se-á criar uma
sistematização com estratégias passível de ser compartilhada com outros colégios, de como
criar Grupos Ambientais Escolares (GRAMES) que se reúnem com o objetivos de envolver-
se, discutir e debater sobre as problemáticas e soluções para as questões ambientais locais
sempre voltadas para a conscientização ambiental e transformação socioambiental . Para
melhor compreender, estudar e analisar o tema proposto, a pesquisa foi dividida em duas
partes: a primeira aborda uma revisão bibliográfica sobre as questões da sustentabilidade,
interdisciplinaridade, o ensino de Ciências Ambientais e apresentará a sistematização da
pesquisa com docentes de como compreendem, trabalham e integram os conteúdos de
Ciências Ambientais de forma interdisciplinar em seus currículos disciplinares; no segundo,
apresentar-se-á o produto das estratégias de como criar grupos de jovens nas escolas numa
perspectiva ambiental, possibilitando desenvolver ações em relação às questões ambientais
locais. Como metodologia optou-se por um questionário contendo onze questões que forma
enviados e respondidos pelos professores, esse conteúdo foi organizado em tabelas as quais
estão no apêndice desse trabalho, além disso seus conteúdos foram sistematizados em gráficos
e discutidos no decorrer do trabalho.