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ERIK LAUA GONCALVES TENORO
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TRILHA MINERAL NO ENSINO BÁSICO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
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Data: 11/12/2023
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Este trabalho representa o experimento pedagógico que tem como objetivo facilitar o ensino em ciências ambientais na educação básica, usando conceitos de mineralogia, bem como a origem, uso, aplicação destes recursos minerais. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no Município de Marituba, em Belém-Pará, usando como modelo a Escola Municipal Dom Calábria, a fim de elaborar um roteiro de uma trilha mineral para ensino de ciências ambientais com base nas observações e análises de materiais naturais que ocorrem dentro e nos arredores da escola, usando materiais pétreos de construção civil que possam ser descritos como pontos de destaque e estudo no roteiro da trilha mineral, ressaltando o contexto regional de geodiversidade, no qual a escola está inserida. Desta forma, no roteiro da trilha mineral educacional, são apresentados conceitos básicos da geologia regional, destacando rochas e minerais que são usados na trilha mineral. Estes conceitos básicos são apresentados na forma de uma cartilha digital disponibilizada, a princípio para a Escola Dom Calábria e posteriormente para outras escolas do Município de Marituba, esperamos como resultado motivar e potencializar o ensino e aprendizado em ciências ambientais, avançando na formação de um pensamento mais crítico e social sobre uso e aplicação dos recursos minerais com a divulgação do roteiro Trilha Mineral Educacional nas escolas da região por intermédio do site da escola piloto e dos professores participantes.
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RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BOUTH
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: estratégias para o uso racional da água em uma escola pública do município de Santo Antônio do Tauá/Pará
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Data: 07/12/2023
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A água é um recurso natural finito de valor socioeconômico, mas alguns problemas relacionados a escassez, poluição e desperdício impelem ao seu uso racional como condição para atender satisfatoriamente as necessidades das sociedades atuais, como também, garantir que sociedades futuras possam usufruir desse recurso. No ambiente formal de educação, a Educação Ambiental trabalhada de forma interdisciplinar e fundamentada de forma crítica são mecanismos indicados para levar a comunidade escolar a pensar crítica e racionalmente na busca de soluções efetivas para prováveis problemas que estejam afetando ou que venham a afetar a disponibilidade de água. O presente trabalho foi desenvolvido na única escola estadual de ensino médio e de tempo integral, no município de Santo Antônio do Tauá, no Pará e, parte do seguinte questionamento: De que forma práticas pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas em escola como instrumento para o uso racional da água podem ser desenvolvidas no município de Santo Antônio do Tauá/Pará? A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica, documental e de campo junto aos professores da Escola, a partir da abordagem qualitativa. Os resultados revelarão que na Escola ocorre uma carência de práticas pedagógicas voltadas a Educação Ambiental sobretudo em relação as macrotendências e seu caráter interdisciplinar. Na busca de resultados mais consistentes visando o despertar do senso crítico do aluno e seu protagonismo em relação ao problema da água através de melhor direcionamento e organização da prática pedagógica elaborou-se um produto educacional na forma de Sequência Didática intitulada “Se é água, eu cuido”, baseada na teoria da problematização através do Arco de Marguerez.
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WILLIAM MARQUES PEREIRA
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A ARQUITETURA DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM IPIXUNA DO PARÁ
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Data: 05/12/2023
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O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município
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LUCILIO LOPES MOTA
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DIVULGAÇÃO DA DÉCADA DAS CIÊNCIAS OCEÂNICAS NA COSTA PARAENSE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Data: 28/10/2023
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O litoral do salgado do Pará é formado de rico mosaico ecossistêmico, predominando restingas e mangues influenciados pelo rio Amazonas, além de canais e ilhas. A região possui elevada biodiversidade, requerendo urgente proteção, pois é afetada por impactos ambientais, como assoreamentos, erosão, sobrepesca e depleção dos manguezais. Neste sentido a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano - 2021 a 2030), focando para Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água), da Agenda 20-30. Entretanto, uma problemática muito observada nos dias de hoje se refere a pressão antropogênica e suas consequências para a zona costeira. Direcionado a promoção do ensino sustentável oceânico para escolas públicas da região, utilizamos uma metodologia quali-quantitativa no município de São João da Ponta, aproveitando a especificidade regional. Para o intuito do projeto foi utilizado pedagogicamente e didaticamente o oceano como tema gerador na linguagem Freiriana em sala de aula, buscando sempre trazer para a realidade dos mesmos a zona costeira adjacente. Para validar a pesquisa, desenvolvemos como produto, uma cartilha da cultura oceânica, utilizada dentro de uma sequência didática, inspirada em material original da UNESCO, mas adaptadas para a cultura oceânica costeira da região. Em sala de aula, um questionário com 10 questões sobre a temática oceânica foi aplicado antes e depois da execução das aulas. Foram escolhidas 2 turmas do 9° ano (A e B) de uma mesma escola, sendo que em uma foi aplicado o questionário e realizado seis aulas e na outra foram aplicados o questionário e as mesmas aulas com o apoio da cartilha da cultura oceânica. Após análise estatística do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na Turma A, onde foi apresentada a cartilha, ocorreu um aumento significativo de acertos, em relação a Turma B. Isto indicou a relação positiva entre o uso da cartilha nas aulas como ferramenta fundamental para auxílio no ensino e divulgação da década da ciência oceânica.
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WENDELL ROBERIO DAMASCENO RABELLO
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UM ESTUDO DE CASO A RESPEITO DA PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMEIF DR. ULYSSES GUIMARÃES, ALTAMIRA- PA
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Data: 03/10/2023
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A humanidade está percebendo a necessidade de preservação do meio ambiente, bem como de criar ações para impedir a destruição da própria espécie. Os problemas ambientais e a desigualdade social vêm crescendo em ritmo frenético, principalmente em decorrência da destruição do meio ambiente e sua exploração desordenada praticada pelo homem. E as escolas de certa forma podem contribuir para a implantação de estratégias ou ferramentas queajudem a compreender uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que o espaço escolar por si só, caracteriza-se pela formação ética e cidadã dos alunos, através de trabalhos de sensibilização e conscientização. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar da EMEIF Dr. Ulysses Guimarães, localizada no município de Altamira-Pa. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha de Educação Ambiental para jovens agentes ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização. O Produto Educacional foi desenvolvido com base nos questionários aplicados durante a pesquisa, após sucinta análise e interpretaçãodos dados coletados. O Produto Educacional foi testado durante cinco dias na turma do 8º Ano A, logo depois do período de aplicação foi avaliado por quatro professoras para que o mesmo fosse validado. A avaliação ocorreu através de uma Ficha de Validação distribuida para cada professora avaliadora, ao final o Produto Educacional recebeu o conceito E (Excelente), sendo aprovado com louvor e unanimidade. Notou-se um aumento no interesse tanto dos alunos como dos professores pelas questões ambientais após a aplicação do produto educacional. Servindo de estimulo tanto para professores como para alunos, inclusive ambos se comprometeram a construir outros modelos de produtos educacionais que possam auxiliar nas aulas e no processo ensino aprendizagem.
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ANA CAROLINE DAVID RAMOS
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A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA
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Data: 29/09/2023
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Diante do complexo contexto ambiental que vivenciamos hoje, este estudo se propõe a evidenciar a problemática dos resíduos sólidos no âmbito escolar, tendo em vista que, as instituições de ensino básico se configuram como um espaço da coletividade, de desenvolvimento cognitivo e social, responsável pela formação de seus educandos, sendo o ambiente propício à disseminação da conscientização pela preservação do meio ambiente. Posto isto, a presente pesquisa busca promover a educação ambiental por meio da construção de material didático pedagógico lúdico, partindo da problemática dos resíduos sólidos urbanos. O público alvo serão educandos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, localizada no bairro da Condor, periferia de Belém-Pa. Almeja-se, com a metodologia aplicada, instigar o interesse dos educandos pela questão, construir uma gincana que possa abordar de forma lúdica e produtiva o tema e, por fim. elaborar um produto educacional (roteiro de gincana) que possa disseminar a proposta para outras Instituições.
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JAMILLE DE FÁTIMA AGUIAR DE ALMEIDA CARDOSO
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O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA O ENSINO DE CIENCIAS AMBIENTAIS E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO EM MUSEUS
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Data: 29/09/2023
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O presente estudo explana a respeito do uso da língua brasileira de sinais para o ensino de ciências ambientais e promoção da inclusão em museus, objetivando abordar quais são as possíveis contribuições para o processo de aprendizagem que um Guia ilustrativo bilingue traz para aos visitantes surdos do Museu Jari. O ensino para a comunidade surda existe uma infinidade de desafios, entre os quais destacam-se a escassez de materiais didáticos disponibilizados para o uso no processo de aprendizagem do ensino da temática ambiental local. O objetivo desta dissertação é a construção do Guia ilustrativo Bilíngue com conceitos das Ciências Ambientais presentes no Museu Jari localizado no distrito de Monte Dourado, Pará A pesquisa baseou-se no produto técnico educacional em um espaço não formal de conhecimento, a produção do material fundamenta-se em uma concepção de letramento bilíngue. Os procedimentos metodológicos compreenderam a revisão de literatura e produção de conhecimento na área; conhecimento do espaço museológico; levantamento lexical de termos inexistentes ou desconhecidos em Libras; filmagem, edição e produção do guia com vídeo-guia bilíngue e validação do produto final. Foram geradas quarenta e duas ilustrações criadas a partir de discussões com os especialistas da área e educandos surdos que irão nortear educadores na sala de aula e em práticas externas também, promovendo a educação inclusiva com a temática ambiental por meio da geração de um produto único e com características da região amazônica, fomentando a reflexão acerca da educação socioambiental na comunidade surda, possibilitando conhecimento e a divulgação científica por educadores.
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SAFIRA GUERREIRO SILVEIRA
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MANEJO E SOLTURA DE QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
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Orientador : CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
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Data: 29/09/2023
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A presente dissertação partiu da compreensão de que ainda persiste uma grande necessidade em conscientizar a população na importância da conservação dos recursos naturais, através de programas capazes de promover o incentivo ao cuidado com meio ambiente e principalmente ensinar princípios da gestão e manejo dos animais, como é desenvolvido em algumas experiências já consolidadas de manejo, a exemplo do Projeto de Manejo e Soltura de Quelônios do Município de Juruti – Baixo Amazonas/PA, que se constituiu como ponto de partida para o interesse em desenvolver um instrumento didático pedagógico destinado ao tratamento desta temática nas salas de aulas para o ensino de Ciências Ambientais. O problema norteador para a realização da pesquisa e elaboração do produto da dissertação se referiu a: como introduzir a temática de conservação animal, em especial, a conservação dos quelônios da Amazônia nas práticas escolares, e como isso contribui para o Ensino de Ciências Ambientais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental acerca das temáticas trabalhadas pelo projeto de Manejo e Soltura de Quelônios, seus desdobramentos e relação com as ciências ambientais, educação ambiental, interdisciplinaridade, e desenvolvimento comunitário, bem como a elaboração de um jogo de tabuleiro e sua validação por profissionais da educação básica. Os resultados da pesquisa realizada e do produto elaborado, nos indicaram que a utilização de um instrumento didático-pedagógico baseado em questões socioambientais que sejam capazes de despertar nos alunos o interesse pela tematização e problematização de sua realidade pode colaborar para a inserção dessas questões no cotidiano das práticas escolares. As respostas obtidas no processo de validação do jogo nos demonstram sua boa aceitabilidade pelos profissionais da área e suas potencialidades para fortalecer o ensino das ciências ambientais sob o enfoque interdisciplinar.
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JOSE ARTUR DA COSTA CASTILHO
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SUAS: o saber da pessoa idosa construindo outros futuros
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Orientador : MARIA LUDETANA ARAUJO
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Data: 29/09/2023
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A população idosa tende a crescer de forma expressiva no Brasil e no mundo nos próximos anos. Este grupo atualmente corresponde a 14,7% da população, chegando a um número de 31,23 milhões de pessoas. A região norte do Brasil acompanha a tendência nacional de redução de natalidade e aumento da longevidade, sendo particularmente necessário pensar no envelhecimento das populações amazônidas – citadinas, quilombolas, ribeirinhas, indígenas, migrantes, etc. As recentes reformas trabalhistas e a tendência mundial de minimização dos direitos sociais possivelmente aumentarão o número de idosos descobertos pelo Sistema de Seguridade Social em um futuro próximo. Isto posto, o objetivo geral da presente dissertação foi conduzir um trabalho socioeducativo junto a um grupo de pessoas idosas usuárias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na cidade de Belém/PA, mobilizando saberes da Educação Ambiental e da Pedagogia Social. Para isto, um perfil socioambiental dos idosos que acessam o SUAS foi elaborado, por meio da metodologia survey, com usuários do Centro de Convivência da Terceira Idade “Zoé Gueiros” (CCZG) e dos 12 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que abrangem o território município de Belém/PA. Foram entrevistados 360 pessoas idosas durante os atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço socioassistencial executado diretamente pelas unidades, dos quais 86,9% eram mulheres, 10,6% homens e 2,5% outras expressões de gênero, o que evidencia o fenômeno de feminização da velhice. A dedicação ao trabalho doméstico não remunerado foi uma realidade para 47,95% dos respondentes, o que possivelmente impactou na arrecadação previdenciária, uma vez que 51,14% dos idosos têm sua subsistência financeira advindas do trabalho informal ou de benefícios sociais não contributivos (BPC e Bolsa Família). A autodeclaração racial e étnica evidenciou que 85% identificam-se como negros (pretos e pardos), 12,3% como brancos, 0,9% como indígenas, 0,5% como amarelos e 1,4% não soube responder, com pequenas diferenças entre os territórios. Tais informações coadunam com os estudos recentes que traçam o perfil dos usuários da Assistência Social: em sua grande maioria mulheres, negras e em situação de vulnerabilidade financeira, padrão que se repete em Belém/PA com as pessoas idosas. Os dados também permitiram compreender o atual cenário de proteção ambiental destes sujeitos e seu acesso aos serviços públicos, bem como suas práticas ambientais e conhecimentos prévios acerca dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A construção deste perfil subsidiou o desenvolvimento de um produto técnico-didático cuja validação foi feita por profissionais dos CRAS e do CCZG, que analisaram aspectos como organização das atividades, reprodutibilidade, relevância da temática, criatividade, referencial teórico e outros, e atestaram sua qualidade, além de contribuírem com sugestões para o aprimoramento do material. A versão final do produto foi intitulada “Caderno de atividades 2030 +60: o saber da pessoa idosa construindo outros futuros”, que reuniu atividades práticas, dinâmicas de grupo, rodas de conversa, oficinas e sugestões de filmes, livros e músicas, estruturados de maneira lógica a fim de qualificar o trabalho social com idosos e contribuir com a inserção da temática socioambiental nos processos da Política de Assistência Social.
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ALTEMAR PEREIRA DOS SANTOS
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AÇÕES EDUCATIVAS À PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS MANANCIAIS BOLONHA E ÁGUA PRETA DO PARQUE DO UTINGA
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Data: 28/09/2023
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Desde o final do século XX, a degradação do ambiente natural pela ação humana é uma preocupação que envolve a sociedade por estar provocando consequências sérias no modo de vida de nossa humanidade e de toda a biodiversidade. No âmbito global, desde a Conferência de Estocolmo em 1972, vêm se afirmando princípios e diretrizes com intuito de minimizar os impactos causados pelo homem e, ainda, conservar, preservar e recuperar os recursos naturais. Dentro desse panorama, um dos componentes que tem sofrido sérias alterações é a água, cujo papel é importante e imprescindível para o equilíbrio ambiental do planeta, sendo um dos principais elementos da natureza para a sobrevivência das espécies. Esta realidade exige de nós, cada vez mais, a busca de um saber ambiental dentro de uma pedagogia que implique na construção de estratégias a fim de determinar uma reapropriação do conhecimento dentro de uma educação ambiental de ação transversal e interdisciplinar, consolidando, dessa forma, novas perspectivas de diálogos e de saberes, uma vez que o ambiente é um objeto complexo, onde se configuram entes híbridos, feitos de natureza, tecnologia e texto. Nesse contexto, a criação de Unidades de Conservação através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação representa mais uma dessas possibilidades de construção de uma educação ambiental conscientizadora, crítica e emancipatória a esse cenário de complexidade crescente. As UCs representam espaços facilitadores de interação entre o homem e a natureza, estabelecendo e favorecendo uma rica base de fatores que facilitam o entendimento físico-químico e biológico dos processos vitais. Com a Rio-92, a maior conferência ambiental realizada pela Organização das Nações Unidas, que resultou na criação da agenda 21, reconheceu-se que a Educação Ambiental para a sustentabilidade é um processo de aprendizagem permanentemente baseado no respeito a toda forma de vida, abrindo e permitindo uma nova perspectiva de discussão de Educação Ambiental mais antenada e voltada as novas tomadas de consciência científica e social, contribuindo com o rompimento dos feudos da disciplinarização da linguagem científica contemplada no ensino tradicional, ainda muito presente em nosso processo de ensino-aprendizagem relacionados aos problemas ambientais. Uma das ferramentas para o início de uma sensibilização ambiental é a coleta de dados através da percepção ambiental dos indivíduos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi identificar a percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede particular do ensino fundamental II (6o e 7o anos) de Belém, utilizando a análise do eixo temático Vida e Ambiente de conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como atividades de intervenção de Educação Ambiental com os propósitos de sensibilizar e conscientizar essas crianças para os conflitos e impactos presentes no Bioma Amazônico e a importância da função do Parque Estadual do Utinga localizado na Região Metropolitana de Belém na proteção e conservação de seus mananciais Bolonha e Água Preta, assim, contribuindo no desenvolvimento de atividades de intervenção que possam gerar perspectivas positivas de transformação sócio- ambiental mais efetiva.
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DANIELLE DAMASCENO DA SILVA
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LENDAS E MITOS DE UMA COMUNIDADE DA AMAZÔNIA UTILIZADOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E NA CONSERVAÇÃO DO LAGO DO SEGREDO
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Data: 19/09/2023
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As figuras que permeiam a imaginação amazônica e evocam medo ou fascínio, carregam também lições e podem contribuir na construção de uma nova racionalidade e favorecer o ensino das ciências ambientais e a conservação dos recursos hídricos da região amazônica com a compreensão de sua importância. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta didática interdisciplinar inspirada nas lendas e mitos da Amazônia como contribuição para o ensino das ciências ambientais e a conservação do Lago do Segredo. A área escolhida para a pesquisa foi a comunidade rural do Segredinho e na Escola Estadual de Ensino Médio Apolônia Pinheiro dos Santos, ambas localizadas no Distrito de Tauari, município de Capanema-PA. O projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil e a licença para a pesquisa feita pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CONEP) recebeu o No. CAAE 51609421.0.0000.5172. O universo amostral foi de 30 alunos e 6 professores na Escola, além de 33 moradores da comunidade do Segredinho. Um mini ebook dividido em oito pequenos capítulos, intercalados com poesias e imagens, foi o produto escolhido, que foi avaliado de forma positiva por aqueles que se dispuseram a responder o questionário de validação. Dos professores, 60% declararam participar de projetos, ainda que alguns tenham destacado que essa participação não é rotineira, mas esporádica e ressaltaram como dificuldade a falta de colaboração, a questão do tempo e as dificuldades do próprio sistema educacional. 37% dos moradores da comunidade consideram o trabalho como o maior desafio ou dificuldade do Segredinho. Como conclusão, foi possível constatar que existe um amplo campo a ser explorado utilizando as lendas e os mitos da Amazônia na promoção de ações tanto na área do ensino quanto na área da conservação ambiental. No âmbito dessa pesquisa, muitos desafios foram vislumbrados e alguns caminhos foram tomados para o seu enfrentamento, tal como a necessidade de novas pesquisas e projetos tanto na esfera escolar quanto comunitária.
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DIEGO RODRIGUES SANTANA
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O USO CONSCIENTE DA ÁGUA PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR
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Data: 29/06/2023
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Nas últimas décadas as questões relacionadas ao meio ambiente têm ganhado notoriedade no contexto social, pois os impactos provocados continuamente pela ação humana têm afetado diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre a importância da água, o consumo consciente e o desperdício na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sampaio, do 6º ao 9º ano, e propor como recurso didático-pedagógico, um jogo de tabuleiro com intuito de promover à aprendizagem, a imaginação, a criatividade, a socialização, a coordenação motora e diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento, por meio desta prática lúdica. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à aprendizagem baseada na metodologia da problematização de Charles de Maguerez, estruturando a pesquisa com os aportes da pesquisa-ação-participante e metodologia de aprendizagem por projetos. Foi desenvolvido em três etapas: inicialmente buscou discutir a importância da água como elemento essencial para a qualidade de vida, através do projeto na escola “Precisamos falar sobre água”, com palestras e aulas expositivas, interdisciplinarmente, referentes à temática em questão. Em seguida, foram realizadas aulas de campo para relacionar a parte teórica à parte prática, também foram trabalhadas atividades interdisciplinares experimentais e reflexivas ligadas à sustentabilidade da água. Como etapa seguinte, foram aplicados questionários com perguntas de múltipla escolha para avaliar a opinião dos estudantes e professores referentes às questões relacionadas ao uso consciente da água. Os resultados foram sistematizados através de gráficos os quais apontaram uma insuficiência nos conhecimentos relacionados à temática água, sendo de extrema importância ampliar a discussão referente ao assunto e inserir práticas interdisciplinares na educação básica, com ênfase a conservação da água. A escola tem um papel relevante na discussão do tema, dada à dimensão crítica da educação ambiental. O presente estudo culminou em um produto educacional, um Jogo de Tabuleiro, como instrumento lúdico e pedagógico com objetivo de auxiliar a prática docente em relação aos conteúdos dos componentes curriculares que envolvem a temática “água” de acordo com a BNCC. De acordo com os resultados obtidos pela avaliação feita tanto pelos estudantes quanto pelos professores, este produto educacional foi avaliado de forma positiva e satisfatória. O jogo trouxe diversos benefícios, principalmente as participações ativas dos estudantes nos assuntos de relevância ambiental, além de um importante estímulo ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades específicas, conforme os objetivos didáticos.
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ROSANA DO SOCORRO LIMA MAIA
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CONHECER E APRENDER SOBRE RECURSOS HÍDRICOS E RESÍDUOS SÓLIDOS: da percepção ambiental à produção de uma cartilha pedagógica
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Data: 31/05/2023
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O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha pedagógica de educação ambiental, sobre os recursos hídricos e o descarte irregular de resíduos sólidos, para alunos de 4o/5o ano, do Ensino Fundamental 1, de uma escola do campo do município de Moju-PA, sobre as temáticas recursos hídricos e descarte de resíduos sólidos. No alcance dos objetivos foi
desenvolvido um produto educacional com finalidade de promover a melhoria do ensino- aprendizagem dos alunos, além de poder ser utilizado como um material didático pelos
professores. O projeto elaborou uma metodologia ativa, onde as etapas foram descritas em uma Sequência Didática (SD). Essa SD foi desenvolvida em uma escola do campo, com 20 alunos. Como resultado da pesquisa após a aplicação da SD, foi elaborada uma Cartilha com as práticas educativas ambientais, a qual tomou como base as ações individuais e coletivas dos alunos no desenvolvimento das aulas, tornando-se um produto pedagógico relacionado a conscientização ambiental para a comunidade escolar e comunidade local. Dessa forma foi possível mostrar que a proposta de SD, resultando em uma cartilha educativa, incentiva e possibilita a formação de indivíduos capazes de intervir e refletir acerca das ações prejudiciais ao meio ambiente que ocorrem na comunidade onde moram. De fato, uma SD é uma metodologia de grande potencial de aprendizagem, principalmente para o ensino das Ciências Ambientais. Portanto, a perspectiva é que esta pesquisa sirva também como embasamento ou modelo para novos trabalhos de cunho científico, e que possam contribuir para o bem coletivo da sociedade e preservação do ambiente, uma vez que o futuro depende das ações antrópicas do cotidiano.
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MARCOS VINICIUS SOUSA LEAL
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A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E FORMAÇÃO CRÍTICA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 13/04/2023
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A educação, na ótica da transformação, pauta-se na dinâmica dos sujeitos, tornando-os críticos, reflexivos e investigadores das suas realidades, permitindo uma aproximação maior daquilo que o rodeiam, nos quais tornam-se atuantes e participativos na busca por soluções de problemáticas de cunho ambiental. A busca por soluções faz parte do escopo da Educação Ambiental, uma vez que a mesma se dá por vias complexas quando se relaciona nas esferas social, econômica, etc. Mediante o exposto e da problemática: “como impulsionar a educação ambiental, tornando-se importante para os sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral: impulsionar a educação ambiental através da investigação a ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental II (educação básica) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Marcelino de Oliveira, em Ananindeua-PA. A metodologia adotada é de perfil exploratória, onde o sujeito foi o centro analisado a partir das interações sociais e de seu desenvolvimento individual e coletivo durante a Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Para a análise dos dados foi utilizado o estudo de observação e da estatística descritiva, sendo esta dissertação como quali-quantitativa.
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VANDERLANE SUELEN DA SILVA E SILVA
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O POTENCIAL DA ARRABIDAEA CHICA (PARIRI) COMO INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
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Data: 24/03/2023
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A experimentação é uma boa estratégia didática que contribui para o ensino e a aprendizagem em ciências da natureza. Entre os diversos assuntos de ciências que podem ser trabalhados por meio da experimentação, vale mencionar a acidez e basicidade de substâncias, pois é um tópico que está presente no cotidiano do aluno. Sob tal panorama, os temas de ácido e bases podem ser estudados por meio de indicadores naturais, esses são extratos naturais que apresentam como base as antocianinas, sendo que elas são pigmentos da classe dos flavonóides que podem ser usadas para determinar o pH de diversas amostras. A Arrabidaea chica conhecida popularmente como Pariri é uma das várias plantas que apresentam antocianina. Assim, o presente estudo visou identificar as propriedades indicadoras ácido-base do extrato vegetal da espécie A. chica, tendo em vista sua utilização como indicador natural para teste de pH da água de consumo e na água de chuva aplicado no ensino de ciências. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: preparação do extrato alcoólico de A. chica, aplicação do extrato alcoólico da A. chica como indicador de pH com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Conceição Malheiro em Irituia- PA e a composição do produto educacional. O produto final da pesquisa constituiu em uma cartilha que abordou sobre o pH da água de consumo e como elaborar um indicador natural de pH a partir do extrato alcoólico da A. chica. Conclui-se que o extrato da A. chica pode ser utilizado como indicador de pH apresentando uma mudança de coloração ácido-base bastante satisfatória quando aplicada nas amostras testadas. Também ficou evidente que houve um grande envolvimento dos alunos e professores com a experiência proposta e como a aproximação do conhecimento científico com o cotidiano dos alunos pode favorecer o processo ensino-aprendizagem. O produto final da pesquisa ao ser aplicado aos professores teve resposta satisfatória na Escola objeto deste estudo e poderá auxiliar outros professores de outros lugares.
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ELIVALDETE BAIA RIBEIRO
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A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DA TEMÁTICA DENGUE
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Data: 28/02/2023
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A pesquisa apresenta estudos acerca da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como atividades interdisciplinares para fomentar o debate sobre esse tema em todos os setores da sociedade e, especialmente, dentro dos espaços escolares. Para instrumentalizar a coleta aplicou-se uma Sequência Didática, cujo objetivo foi verificar as contribuições que esta ferramenta pedagógica pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem, fomentando a formação de multiplicadores de conhecimento no ambiente escolar e em outros espaços de convivência. As experiências da sequência didática foram realizadas na Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, em Belém – PA, com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental e gerou o produto final desta pesquisa. Durante a análise de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com enfoque na Metodologia da Problematização, usando como base o Arco de Maguerez, com técnicas de coleta e análises de uma observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram obtidos a partir do trabalho de campo com a aplicação da Sequência Didática, que foi desenvolvida em seis encontros de duas horas-aula cada. O produto educacional gerado foi denominado: “A Metodologia da problematização: uma Sequência Didática acerca da temática dengue”. O desenvolvimento de todo o trabalho e a etapa de validação do produto educacional mostraram que a Sequência Didática tem excelente potencial para abordar o tema com os educandos, bem como para tornar a aula mais dinâmica. Constatou-se que a sequência didática faz as aulas acontecerem de forma mais interativa e contextualizada, proporcionando momentos de aprendizagem mais pertinentes e relevantes para educandos e educadores.
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