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Banca de DEFESA: FLAVIA NAZARE DOS SANTOS SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA NAZARE DOS SANTOS SOARES
DATA: 26/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Virtual: meet.google.com/wgy-etuq-mkp
TÍTULO:

RESÍDUOS SÓLIDOS E OS IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS: Elaboração de um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental; Resíduos sólidos; Educação Básica; Guia de Orientação Didática; Capitão Poço.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A exploração dos recursos naturais, o aumento populacional em perímetros urbanos e o
incentivo à cultura do consumo, têm acarretado expressivos impactos socioambientais, dentre
eles, a excessiva produção de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos, quando não tratados de
forma correta, causam flagelos à natureza, contaminando o ar, o solo e água, assim como,
causam problemas de saúde, propagando doenças na população. Em virtude dessa problemática
se faz necessário estimular o desenvolvimento crítico-reflexivo, propondo mudanças na
conduta da sociedade, quanto às questões ambientais. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental
está dentre as principais alternativas para a difusão de assuntos ambientais. O desenvolvimento
da Educação Ambiental de forma eficiente possibilita a construção de uma sociedade mais
reflexiva e sensível, condutora de transformações das realidades ambientais. Desse modo, o
presente trabalho tem como objetivo geral identificar se a temática dos resíduos sólidos é
abordada em sala de aula pelos professores da Educação Básica das Escolas Estaduais Padre
Vitaliano Maria Vari e Osvaldo Cruz, do município de Capitão Poço – PA. Os objetivos
específicos são: identificar se os professores da educação básica das escolas já tiveram acesso
à formação continuada voltada à temática dos resíduos sólidos; verificar a disponibilidade de
material didático nas escolas e entre os professores sobre o tema, e por fim, elaborar um Guia
de Orientação Didática para os professores da educação básica, que trate sobre a problemática.
A metodologia se constituiu em levantamentos bibliográficos e aplicação de questionários aos
agentes municipais, coordenação escolar e professores da educação básica do município de
Capitão Poço. A coleta dessas informações foi realizada em formato eletrônico, em decorrência
do contexto vivenciado pela pandemia de COVID-19. A ferramenta digital para a aplicação dos
questionários foi o Google Forms e e-mail pessoal. Os resultados obtidos por meio da aplicação
dos questionários evidenciaram que a problemática dos resíduos sólidos, apesar de ser muito
importante na atualidade, devido os diversos problemas que causa a natureza e sociedade, não
é explanada no ambiente escolar, por falta de conhecimento e material didático que trate sobre
o tema. Assim, diante dos resultados, pôde-se elaborar um Guia de Orientação Didático para
Professores da Educação Básica sobre Resíduos Sólidos, com o objetivo de oferecer aos
docentes um material que aborde o assunto de forma clara e objetiva.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Presidente - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Externo ao Programa - 2312334 - LEILANHE ALMEIDA RANIERI
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 25/11/2021 10:00
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