A GEOEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DE VILA PEDRA EM IRITUIA-PA.
Geopatrimônio; Vila Pedra; Irituia-PA; Geoeducação; Ciências Ambientais.
A maior valorização e divulgação da biodiversidade em relação à geodiversidade, reflete um
desconhecimento por parte da sociedade dos valores e da importância da conservação do
patrimônio geológico de uma determinada região. O município de Irituia na região nordeste do
estado do Pará apresenta uma geodiversidade peculiar e é um importante patrimônio geológico
dessa região, com conteúdo pouco disseminado na comunidade e mesmo entre estudantes e
professores do ensino básico local. A localidade de Vila Pedra, situada no município de Irituia-
PA, é um geossítio constituído por afloramentos de rochas da unidade litoestratigráfica Arenito
Guamá, de grande relevância para diversos níveis de estudos geológicos, por ser considerada a
melhor exposição dessa unidade no nordeste paraense. O geossítio Vila Pedra apresenta
características geológicas, geomorfológicas e paleontológicas que lhe confere diversos valores,
dentre os quais se destacam o científico e o educativo. O objetivo desta pesquisa foi promover
estratégias de geoconservação desse geossítio, através da inserção da geoeducação no ensino
fundamental das escolas da rede municipal de Irituia e o fomento à utilização deste espaço para
o ensino em ciências ambientais, com a capacitação de professores e produção de materiais
paradidáticos de apoio. Por meio de levantamentos bibliográficos, pesquisas de campo e um
curso de capacitação foram desenvolvidos procedimentos metodológicos, que permitiram a
criação dos produtos educacionais – caderno de geoeducação e dois painéis interpretativos para
o geossítio - contribuindo na inserção do tema geodiversidade no ensino fundamental, utilização
do geossítio na educação não formal em ciências ambientais, além da divulgação, valorização
e conservação do geossítio. Os resultados da pesquisa mostraram que o viés educativo da
geologia constitui uma forma de sensibilizar os professores para a compreensão do valor da
geodiversidade local e proteção do patrimônio geológico da região. A consciência de
conservação da geodiversidade local requer abordagens que visem a proteção do geossítio Vila
Pedra. Assim, os produtos geodidáticos desta pesquisa contribuem para a conscientização,
valorização e conservação deste constituinte do patrimônio geológico do Nordeste do Pará e
também para incentivar o seu uso para o turismo ao lado das potencialidades culturais e auxiliar
na gestão e monitoramento do local.