Notícias

Banca de DEFESA: RENATO GIRARD DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO GIRARD DE LIMA
DATA: 13/07/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma virtual - https://meet.google.com/bea-ictg-sig
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA QR CODE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO TRATAMENTO E QUALIDADE DA ÁGUA


PALAVRAS-CHAVES:

material didático; tratamento da água; recurso tecnológico; educação.


PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Ensinar e aprender no século XXI requer inúmeros desafios. Dentre os mais relevantes,
destaca-se a limitação dos materiais didáticos tradicionais. Nesse contexto, o QR code surge
no ambiente escolar como uma alternativa tecnológica a contribuir com o trabalho discente e
docente. O direcionamento dos conteúdos teóricos impressos em materiais didáticos para
conteúdos digitais pode ser feito por meio de QR codes impressos nas laudas de um livro ou
de uma apostila, contribuindo com o aprendizado do objeto do conhecimento que está sendo
trabalhado pelo professor. Esse recurso tecnológico também pode minimizar os problemas
relacionados à frequência escolar, apresentando-se como um eficiente apoio didático no
estudo autodidata. Diversos estudos acerca dos processos de aprendizagem indicam que a
educação on-line ocupará um espaço central na pedagogia das próximas décadas, nos
obrigando a desenvolver processos pedagógicos que atendam às necessidades dos estudantes
da era digital. Por meio desta pesquisa, investigou-se a contribuição da inserção de QR codes
em materiais didáticos na compressão do conteúdo “Tratamento e Qualidade da Água”,
apontando as diferenças de rendimento escolar entre os usuários e não usuários do recurso
tecnológico. Esta pesquisa apresentou ao corpo docente uma nova alternativa didática para o
desenvolvimento e montagem de um plano de aula do referido objeto do conhecimento. A
pesquisa foi desenvolvida pelo método quantitativo e pelo método qualitativo e foi conduzido
em etapas. O trabalho foi aplicado em três turmas do 9o ano do ensino fundamental II e com o
corpo docente do Sistema de Ensino Equipe (Belém-PA e Ananindeua-PA). O método
quantitativo foi adotado para apontar os avanços na aprendizagem a partir da utilização de
material didático com QR code, por meio da análise de dados numéricos e de gráficos das
médias obtidas nas avaliações. O método qualitativo foi aplicado na análise da contribuição
do material didático, com QR code, no trabalho docente e na aplicação do conteúdo na
comunidade escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - SADY SALOMAO DA SILVA ALVES
Notícia cadastrada em: 08/07/2021 15:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2