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Banca de DEFESA: LUZIANE DO CARMO SOUSA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIANE DO CARMO SOUSA DOS SANTOS
DATA: 30/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TEMA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: USO DA ÁGUA NA RECREAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Usos da água. Balneabilidade. Tecnologia na Educação.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A educação tem evidenciado múltiplos desafios, dentre os quais se verifica a importância de
uma abordagem significativa para a promoção de uma prática educativa ambiental efetiva no
ensino das Ciências Ambientais. A busca por soluções dos problemas socioambientais
objetiva mudanças de hábitos, desenvolvimento de consciência sustentável, empoderamento
social, preservação e conservação dos recursos naturais e reeducação da sociedade, porém,
essas tarefas são complexas. Toda essa complexidade de conhecimento exige de certa forma
inovação nos métodos de ensinar. Nesse sentido, aplicou-se como metodologia de ensino uma
Sequência Didática (SD), visando contextualizar sobre uso da água, com ênfase na
balneabilidade, e estimular a compreensão e construção da consciência ambiental crítica-
reflexiva no ensino de ciências. A efetivação do trabalho foi baseada em metodologia ativa,
tendo como foco a pesquisa ação. E o público-alvo foram alunos de uma turma de 6º ano do
ensino fundamental II, de uma escola localizada na cidade de Belém-PA. Inicialmente foi
realizada a apresentação da temática, concomitante, à fase diagnóstica. Em seguida, ocorreu o
processo de intervenção, onde foram realizadas diversas atividades sistematizadas em etapas,
com recursos audiovisuais acerca dos diferentes usos da água, em destaque o uso
recreacional/lazer, visando agregar conhecimentos, e impulsionar a participação dos alunos.
Posteriormente à etapa de intervenção, foi realizada a sistematização do conhecimento com
elaboração das Histórias em Quadrinhos (HQs), onde os alunos colocaram suas propostas e
soluções para a problematização sugeridas “balneabilidade e poluição das águas”. Como
produto educacional desta dissertação, foi elaborado uma SD que contém o jogo didático,
tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos educandos acerca da problemática,
tornando-se instrumento de promoção e conscientização ambiental para a comunidade escolar
e demais áreas do ensino. No tocante de sua avaliação geral, foi possível observar um
concesso de 97% entre os avaliadores. Apontando então que, de fato, a SD é uma ferramenta
potencializadora para a promoção do ensino das Ciências Ambientais e Educação Ambiental
na educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 1785154 - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 2184865 - SOLANGE DO PERPETUO SOCORRO EVANGELISTA COSTA
Notícia cadastrada em: 15/06/2021 10:27
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