APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM TEMA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: USO DA ÁGUA NA RECREAÇÃO
Usos da água. Balneabilidade. Tecnologia na Educação.
A educação tem evidenciado múltiplos desafios, dentre os quais se verifica a importância de
uma abordagem significativa para a promoção de uma prática educativa ambiental efetiva no
ensino das Ciências Ambientais. A busca por soluções dos problemas socioambientais
objetiva mudanças de hábitos, desenvolvimento de consciência sustentável, empoderamento
social, preservação e conservação dos recursos naturais e reeducação da sociedade, porém,
essas tarefas são complexas. Toda essa complexidade de conhecimento exige de certa forma
inovação nos métodos de ensinar. Nesse sentido, aplicou-se como metodologia de ensino uma
Sequência Didática (SD), visando contextualizar sobre uso da água, com ênfase na
balneabilidade, e estimular a compreensão e construção da consciência ambiental crítica-
reflexiva no ensino de ciências. A efetivação do trabalho foi baseada em metodologia ativa,
tendo como foco a pesquisa ação. E o público-alvo foram alunos de uma turma de 6º ano do
ensino fundamental II, de uma escola localizada na cidade de Belém-PA. Inicialmente foi
realizada a apresentação da temática, concomitante, à fase diagnóstica. Em seguida, ocorreu o
processo de intervenção, onde foram realizadas diversas atividades sistematizadas em etapas,
com recursos audiovisuais acerca dos diferentes usos da água, em destaque o uso
recreacional/lazer, visando agregar conhecimentos, e impulsionar a participação dos alunos.
Posteriormente à etapa de intervenção, foi realizada a sistematização do conhecimento com
elaboração das Histórias em Quadrinhos (HQs), onde os alunos colocaram suas propostas e
soluções para a problematização sugeridas “balneabilidade e poluição das águas”. Como
produto educacional desta dissertação, foi elaborado uma SD que contém o jogo didático,
tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos educandos acerca da problemática,
tornando-se instrumento de promoção e conscientização ambiental para a comunidade escolar
e demais áreas do ensino. No tocante de sua avaliação geral, foi possível observar um
concesso de 97% entre os avaliadores. Apontando então que, de fato, a SD é uma ferramenta
potencializadora para a promoção do ensino das Ciências Ambientais e Educação Ambiental
na educação básica.