Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN ALMEIDA DE CARVALHO

DISCENTE: RENAN ALMEIDA DE CARVALHO
DATA: 26/05/2021
LOCAL: Plataforma virtual - https://meet.google.com/yvt-yhqy-rae

CONTAMINAÇÃO INVISÍVEL – UMA PROPOSTA PARA DIVULGAÇÃO E VISIBILIDADE AOS MICROPLÁSTICOS

ensino de ciências. Ecossistema aquático. Produto didático. Plástico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Os microplásticos são partículas menores que 5 milímetros derivadas de resinas plásticas que são produzidas pela indústria com algum propósito comercial, ou mesmo surgirem pela fragmentação de objetos plásticos maiores provocada pelas intempéries. Este material pode ser tão pequeno que chega a ser invisível a olho nu e com isto sua presença nos diversos ambientes pode passar desapercebida. Assim como sua matéria prima, os microplásticos também possuem distintas propriedades físicas e químicas como a densidade por exemplo, que pode determinar a dinâmica de deposição destas partículas no ambiente. Diante disto é possível supor que encontremos partículas de microplástico em toda a coluna de água em um ambiente aquático. Logo, os microplásticos podem contaminar tanto a biota presente na coluna de água, quanto no fundo de ecossistemas. Com a finalidade de elucidar o comportamento do microplástico em ambientes aquáticos, este trabalho propõe como produto didático a confecção de tubos cilíndricos giratórios que simulam três ambientes aquáticos divergentes, contendo respectivamente água salgada, doce e salobra, onde serão inseridos fragmentos que representarão microplásticos com duas composições: polipropileno (PP) e tereftalato de polietileno (PET). Essa simulação será transmitida em videoaula para alunos do 5° ano do ensino fundamental, público alvo desta pesquisa. Como método de teste do produto, será proposto um questionário de conhecimento sobre o tema microplástico e questões relacionadas ao meio ambiente, que serão aplicados antes e depois da apresentação dos materiais aos alunos. Após a aplicação de todas as etapas deste trabalho, espera-se como resultado que os participantes tenham adquirido conhecimento sobre os efeitos que os microplásticos podem causar aos ecossistemas e da magnitude que os mesmos podem alcançar dentro do globo.

Presidente - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Externo ao Programa - 326579 - JOSE FERNANDO PINA ASSIS
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 10:07