O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E A “REFORMA” NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DOS DOCUMENTOS ESTRUTURANTES
Ciências Ambientais; Reforma do Ensino Médio; Itinerários Formativos.
Diante do processo de emergência das questões ambientais e de sua complexidade, as
Ciências Ambientais (CIAMB) têm galgado espaços significativos no meio acadêmico com
caráter interdisciplinar, tanto em nível de graduação, quanto em pós-graduação. Contudo, no
âmbito do ensino das CIAMB na educação básica no Brasil, a interdisciplinaridade proposta
para a tematização dessas questões ainda representa um desafio aos profissionais que atuam
nos processos de ensino-aprendizagem, principalmente quando analisamos as constantes
reformas educacionais que vem ocasionando inúmeras mudanças no contexto desse nível de
ensino. Durante o início do século XXI, o processo de institucionalização de dispositivos
legais tem modificado, alterando e reestruturando a Educação Básica, principalmente ao que
se refere à sua etapa final – o ensino médio. A Lei nº 13.415/2017, imprimiu uma
flexibilização curricular obrigatória e a necessidade da articulação entre a Base Nacional
Comum Curricular e os itinerários formativos. Diante dessas mudanças tão significativas,
cabe a reflexão de que forma e quais as possibilidades do ensino das CIAMB a partir de seus
grandes eixos discursivos está inserida em meio a nova estrutura do ensino médio. Para tanto,
a proposição do estudo aqui tematizado “O ensino das ciências ambientais e a “reforma” do
ensino médio: desafios e perspectivas a partir dos documentos estruturantes”, tem como
objetivo levantar e analisar de forma crítica os desafios e perspectivas do ensino das ciências
ambientais no bojo da “reforma” no ensino médio, principalmente ao que se refere aos
itinerários formativos, a partir dos documentos estruturantes da política educacional voltada
para o ensino médio e ambiental no Brasil. Para tanto, o estudo proposto parte da análise
crítica desses documentos oficiais para locar o ensino das CIAMB no contexto do NEM, com
enfoque interdisciplinar, a pesquisa apresenta caráter qualitativo e exploratório, que parte da
análise documental de fontes primárias e secundárias, proposta por Shiroma (2004), que parte
da análise conceitual de documentos sobre política educacional. Com a conclusão desses
estudos, pretende-se elaborar e produzir um produto educacional em formato de ebook com
curso interativo digital, direcionado aos educadores que compõem as CIAMB e atuam no
ensino médio, contribuindo para o entendimento e discussão teórico-metodológicos que
sustentam a proposição da reforma instituída para o Ensino Médio.