Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES LIMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLES LIMA DOS SANTOS
DATA: 27/05/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma virtual - https://meet.google.com/txu-drfm-kuj
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: SOBRE O DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências Ambientais. Sequência Didática. Lixo Eletrônico. Pilhas e Baterias.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O presente trabalho intitulado “Sequência Didática em Ciências Ambientais: sobre o descarte
de pilhas e baterias” objetiva elaborar, aplicar uma sequência didática e validar um guia didático
que vise estimular o ensino de Ciências Ambientais, com enfoque no descarte adequado de
pilhas e baterias. O descarte não apropriado de pilhas e baterias sem tratamento causa problemas
ao ambiente devido ao fato da possibilidade de liberação de metais pesados para o ambiente e
as rotas que os levam até o homem, principalmente pela via da cadeia alimentar. Utilizando a
metodologia da problematização e o método do Arco de Maguerez. A sequência didática
versará em uma alternativa para a promoção do ensino considerando os saberes locais,
possibilitando ao discente uma aprendizagem significativa. Em decorrência da crise sanitária
de Covid19, o estudo será realizado através da plataforma IPTV e por tarefas em cadernos de
atividades. Os dados serão coletados por meio de observações e questionários, com participação
de quinze comunidades rurais do estado do Pará, e aproximadamente cento e vinte alunos do
segundo ano do ensino médio. As atividades serão realizadas através do Sistema de Ensino
Interativo (SEI), que trabalha com uma metodologia de Ensino Médio Presencial com Mediação
Tecnológica, por meio da qual a Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA)
disponibiliza ensino médio às comunidades rurais. O trabalho se propõe em responder
perguntas como: Qual a importância de pilhas e baterias em suas comunidades? Pilhas e baterias
quando descartadas de forma inadequada podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde
humana? Como esses dispositivos podem ser descartados de forma correta? Os dados
quantitativos obtidos no questionário serão analisados através de estatística descritiva, e
organizado em gráfico de coluna com software Excel do Microsoft 365. O produto gerado pela
Sequência Didática proposta será um Cartilha elaborada na plataforma Canva, no modelo de
infográficos contendo orientações para a utilização da SD utilizada, a ser utilizado pelos
profissionais da área educação. O processo de validação da Sequência Didática será formado
por um grupo de juízes que jugarão critérios como: a) objetivo: referente aos propósitos, metas
ou fins que se deseja atingir com a utilização do produto didático; b) estrutura e apresentação:
referente a forma de apresentar as orientações; c) organização geral, estrutura e coerência do
produto didático: d) relevância: referente as características que avaliam o grau de significação
do guia educacional apresentado. Com este trabalho se espera despertar e estimular os
estudantes a construir um conhecimento crítico e reflexivo, ao vivenciar o problema ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Interno - 1785154 - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 2375279 - SHEYLA MARA DE ALMEIDA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 14/05/2021 11:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1