Banca de QUALIFICAÇÃO: FADIA MOURA SOUZA

DISCENTE: FADIA MOURA SOUZA
DATA: 04/12/2020
LOCAL: Instituto de Geociências

O USO DA ANIMAÇÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE QUEIMADAS EM ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA-PA.

consciência ambiental; ciências ambientais; preservação, recursos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

As queimadas urbanas são um crime ambiental muito frequente, representando uma importante fonte de poluição; uma vez que com a utilização da queimada ocorre o aumento da liberação de dióxido de carbono (causa aquecimento global), deixa odor desagradável, também influencia na erosão do solo, ocorre perda de absorção do solo assim como poluição de nascente, água subterrânea e rios por meio das cinzas, o fogo também pode se alastrar com isso perdendo o controle sobre o mesmo; Em alguns municípios brasileiros essa prática se trata de uma questão cultural, onde precisar realizar atividades de conscientização sobre os riscos causados pela utilização das queimadas urbanas. Tal prática pode acarretar na população problemas respiratórios, alérgicos e dermatológicos. As queimadas urbanas devem ser evitadas devido aos transtornos causados ao meio ambiente. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo produzir uma metodologia que gere consciência ambiental sobre os riscos das queimadas urbanas. O projeto será realizado da Escola de Ensino Tecnológico do Estado do Pará (EETEPA) localizada no Município de Salvaterra, microrregião do Arari, Ilha do Marajó, Pará; as turmas selecionadas para aplicação serão turmas do curso de Técnico em Agropecuária modalidade subsequente e integrado, onde esses discentes serão capacitados para trabalharem o tema nas escolas do município de nível fundamental e médio. Com isso espera-se alcançar: Melhora no nível de socialização dos alunos, Desenvolvimento de habilidades específicas dos alunos, maior integração do corpo docente e discente. Com isso, concluir a importância da utilização da mídia digital como forma de conscientização da necessidade de conservação e preservação dos recursos naturais tornando-os críticos e ativos com uma mentalidade que pensa em um ambiente sustentável e desenvolve uma consciência crítica ambiental, uma vez que o ser humano é quem sofre com os problemas relacionados ao uso irracional do meio ambiente.

Presidente - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Externo ao Programa - 2312334 - LEILANHE ALMEIDA RANIERI
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA