Banca de QUALIFICAÇÃO: WALTER DA SILVA BRAGA

DISCENTE: WALTER DA SILVA BRAGA
DATA: 11/03/2020
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências

Formação de Professores: Prática Interdisciplinar no Ciclo I do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Belém

Formação Continuada. Interdisciplinaridade. Temas socioambientais.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O presente estudo de Qualificação analisou o processo de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Belém, voltado para o Ensino Fundamental no primeiro Ciclo de Formação, tendo como foco principal as perspectivas e possibilidades da inserção de temas socioambientais sob o enfoque interdisciplinar. Neste aspecto foi criado elementos para prática docentes interdisciplinares, direcionadas há um planejamento didático-metodológico que fossem favoráveis a proporcionar ação docente que venha desencadear práticas inovadoras e que atenda às necessidades de aprendizagem dos alunos. Desta forma, a relação teoria e prática visou a criação de uma ação pontual da prática do professor, criando subsídios para o fomento e a discussão do processo de ensino e de aprendizagem. Partindo desta premissa, indagamos como se configurava a Formação Continuada no Ensino Fundamental? Como contribuiu para a inserção de temas socioambientais em uma perspectiva de práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A Formação Continuada no Ensino Fundamental menor da Rede Municipal de Belém apresentou interdisciplinaridade? Desta forma nossos objetivos foram: Analisar a Formação Continuada no Ensino Fundamental menor da Rede Municipal de Belém para a percepção de ações metodológicas interdisciplinares, com ênfase na identificação de pontos de entrada para inserção de temas socioambientais. E de forma específica identificou os aspectos metodológicos das formações em Educação Ambiental desenvolvidas pela Rede Municipal de Belém; como produto elaborou-se um plano de formação Interdisciplinar com temáticas socioambientais; por meio de uma plataforma interativa de planejamento didático para contribuir com o fazer docente. Para isso se realizou uma investigação bibliográfica que ampliou a fundamentou o tema em questão, apoiado na pesquisa qualitativa que contribui com possíveis respostas das práticas do professor, foi utilizado quanto a abordagem dos procedimentos a pesquisa-ação, que esclareceu problemas sociais importantes ao avanço do conhecimento científico. Isso facilitou o entendimento para responder as situações problema que se identificou neste estudo. Nesse estudo buscou-se responder as questões problematizadoras e identificar as melhores estratégias para inserção de temas socioambientais, permitindo assim a criação do produto-Plataforma de interação dos professores na organização de seus planejamentos. Registrou-se que em todo esse processo de formação continuada do município de Belém, encontrou-se dificuldades para identificar aulas interdisciplinares e introdução de temas socioambientais.

Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 2229193 - ESTANISLAU LUCZYNSKI
Externo à Instituição - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Presidente - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO