Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO ALEXANDRE DOS SANTOS

DISCENTE: ROBERTO ALEXANDRE DOS SANTOS
DATA: 05/03/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

ÁGUAS DE TUCURUÍ: A CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

TUCURUÍ; FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS; ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

No século XXI, o meio ambiente apresenta um montante de problemáticas derivado do mau uso das suas riquezas pelos cidadãos das diversas áreas geográficas. Especificamente os recursos hídricos vêm recebendo uma maior atenção das autoridades e diversos segmentos da sociedade devido ao aquecimento global, que vem provocando alterações climáticas resultando em escassez de água em virtude de estiagens prolongadas.
Conforme SOUSA e GONÇALVES (2018), outro fator relevante em relação às questões climáticas são as enchentes das áreas urbanas que geram inundações e resultam no aparecimento de doenças infectas contagiosas.
Esses fatores são suportes para desencadear várias crises ambientais em nossas cidades brasileiras.
A crise hídrica como está sendo denominada essa problemática, tende a se agravar na medida em que o consumo de água tanto para uso doméstico, quanto para economia de uma Região aumentam, sem que as medidas de conservação ocorram na mesma velocidade. Dessa maneira, o aumento cada vez maior da demanda por água, se constitui no principal fator para seu rápido esgotamento JACOBI et al., (2016).
Nessa linha de pensamento, OLÍVIO E ISHIKI (2014) afirma que a escassez de água está profundamente relacionada à ação humana em razão de diversos fatores tais como: o mau gerenciamento deste recurso hídrico o crescimento populacional decorrente da urbanização cada vez maior, a exploração desmedida da água tanto de superfície quanto subterrânea, da poluição cada vez mais intensa dos corpos hídricos por esgotos domésticos e resíduos industriais, além da destruição dos mananciais.
Nessa perspectiva a indisponibilidade de água aliada a crescente degradação do meio ambiente passaram a ser um fato concreto em várias partes do Brasil, o que outrora era restrito apenas às regiões do semiárido nordestino, passou a ser frequente em outras regiões, inclusive de forma paradoxal na Região Amazônica que dispõe do maior potencial hídrico concentrando 12% de toda a água doce superficial do planeta.

Presidente - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Interno - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA
Externo à Instituição - TADEU FABRICIO MALHEIROS