Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO GIRARD DE LIMA

DISCENTE: RENATO GIRARD DE LIMA
DATA: 05/03/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA QR CODE NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA ÁGUA

TECNOLOGIA; ENSINO; APRENDIZAGEM.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN’s) relacionados ao Meio Ambiente, publicados em 1997, definem que a educação é um elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental, portanto a mudança de mentalidade contribui significativamente com a relação sustentável entre a sociedade e a natureza.

As instituições de ensino voltadas para a Educação Básica são importantes espaços de debate da temática ambiental e o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas devem nortear as atividades e os projetos pedagógicos que visem a mudança de mentalidade das futuras gerações. Uma das estratégias didáticas que podem ser adotadas no processo do ensino ambiental é a utilização de recursos tecnológicos online.

De acordo com Moran (apud SANTOS; BUENO; SIPLE, 2015, p. 26):

[...] a educação on-line ocupará um espaço central na pedagogia nos próximos anos. A educação on-line nos traz atualmente questões específicas com desafios novos. [...] E essas situações nos obrigam a pensar em processos pedagógicos que compatibilizem: a preparação de materiais e atividades adequados [...].

Os desafios mencionados pelo autor estão associados à relação das instituições de ensino com o momento atual de transformação social destinada a comunicação digital. Por isso, o uso de redes sociais, softwares, QR code e aplicativos, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), podem ser inseridos no espaço educacional como aliado ao processo de educação ambiental, tendo como elementos norteadores diversos profissionais das áreas tecnológicas no que se diz respeito à capacitação e treinamento do corpo técnico e docente para uma correta operação desses recursos.

Diante disso, corrobora-se com Ponte (apud SANTOS; BUENO; SIPLE, 2015, p. 27) que:

Elas [as TICs] constituem uma ferramenta poderosíssima hoje em dia à disposição da escola e dos professores, proporcionando um manancial de possibilidades para a prática profissional docente em sala de aula, permitindo-lhe definir novos objetivos para a aprendizagem dos alunos e novos modos de trabalho na sala de aula [...].

Os QR codes são ferramentas tecnológicas que podem ser facilmente inseridas no ambiente escolar de modo a fomentar o aprendizado. Esses recursos digitais são códigos de barras bidimensionais que podem ser impressos nas folhas de papel dos livros didáticos ou nas apostilas, e ao serem escaneados por smartphones são direcionados para um vídeo online. Dessa forma, os estudantes podem ter acesso imediato a uma vídeo aula previamente gravada e postada pelo professor, podendo utilizar o seu próprio aparelho celular.

Presidente - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Externo à Instituição - PATRICIA TERESA SOUZA DA LUZ
Interno - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA