Banca de QUALIFICAÇÃO: ELMYRA BEZERRA RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: ELMYRA BEZERRA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 03/03/2020
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICAPARA O ENSINO DA BIODIVERSIDADE EM UMA GOTA D’ÁGUA.

aulas práticas, educação básica, recursos hídricos, meio ambiente.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Devido à ausência de aulas práticas em ciências os alunos da educação básica não tem a percepção da biodiversidade existente e da importância do meio ambiente para a vida de todos os seres vivos. O projeto visa o desenvolvimento de uma sequência didática que abrange aulas teóricas e práticas de campo no Parque Estadual do Utinga (Belém – PA), onde serão realizadas coletas de água para posterior análise através de práticas laboratoriais para visualização dos microrganismos existentes nos ambientes aquáticos dulcícolas. Testar em três turmas de 29 alunos do 6ª ano da educação básica a sequência didática sobre a biodiversidade existente em uma gota d’água. Antes e após o desenvolvimento da sequência, será entregue aos alunos questionários com perguntas abertas e fechadas sobre o ambiente aquático e sua biodiversidade, para dessa forma ser possível avaliar o nível de conhecimento dos alunos antes e após a implementação do projeto.  Ele será desenvolvido no Colégio Militar de Belém, onde através deste produto didático os alunos poderão visualizar a enorme quantidade de vida existente em uma gota de água para que dessa forma mensurem por tanto, a quantidade de vida existente no ambiente aquático de água continental, compreendendo com isso a necessidade do cuidado e correta manutenção do meio ambiente. A proposta desta dissertação enfatiza a importância de aulas práticas desde a educação básica como estratégias na educação ambiental, com o intuito de colaborar no processo de desenvolvimento cognitivo, aumentando a capacidade, criatividade e habilidades desses alunos, contribuindo na formação de indivíduos conscientes, participantes, atuantes no meio ambiente e disseminadores desse saber.

Presidente - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Interno - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - KATIA VIANA CAVALCANTE
Interno - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA