Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIANE DO CARMO SOUSA DOS SANTOS

DISCENTE: LUZIANE DO CARMO SOUSA DOS SANTOS
DATA: 04/03/2020
LOCAL: Sala QB01

O TEMA ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE PRÁTICAS METOLÓGICAS SOCIOAMBIENTAIS

Educação Ambiental. Tecnologia na Educação. Poluição da água.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A água é um recurso natural essencial à vida, entretanto, seu uso indevido provoca escassez, o que representa uma grande ameaça para as gerações futuras. Dentro deste contexto, o presente trabalho visa estimular o ensino das Ciências Ambientais com o uso das novas tecnologias educacionais e práticas metodologias enfatizando a poluição da água por resíduos sólidos, para alunos de 6º ano do ensino fundamental II. A pesquisa terá cunho exploratório qualitativo e quantitativo. Serão ministradas aulas expositivas e práticas relacionadas com tema água abordado no livro didático, como também mostra de vídeos e elaboração de histórias em quadrinhos, como materiais complementares, para agregar conhecimento, permitindo assim a sensibilização e a participação dos educandos nessa proposta de projeto ação. Na elaboração da ferramenta metodológica didática, usando os recursos tecnológicos educacionais, será utilizado a programação Scracth, que é uma linguagem de programação visual que permite criar jogos, animações e histórias interativas. Esse recurso tecnológico possibilitará a articulação dos conteúdos teóricos e outros materiais de apoio abordados em sala de aula, visando promover uma reflexão sistemática e aplicação planejada entre os temas abordados de forma prazerosa, dinâmica e significativa, além de proporcionar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que as práticas educativas e a incorporação do jogo multimídia no ambiente escolar, promova e incentive o ensino das ciências ambientais, uma vez que a tecnologia no ensino pode aliar o divertimento ao conhecimento, a descontração à aprendizagem, em temas que façam a integração dos recursos hídricos com os resíduos sólidos, poluição, saúde, doenças entre outros. E por fim, estimule o discente a construir um conhecimento critico reflexivo, ao vivenciar o problema ambiental.

Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 2139135 - SOLANA MENEGHEL BOSCHILIA
Externo ao Programa - 327898 - VANIA NAKAUTH AZEVEDO