Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO DE JESUS FERREIRA DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERO DE JESUS FERREIRA DE MACEDO
DATA: 04/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala QB01
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS
DE ENSINO BÁSICO SOBRE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA E OS RISCOS À
SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Escassez Hídrica. Recursos Didáticos. Sustentabilidade. Preservação
Ambiental.


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A água é hoje um dos temas mais discutidos no mundo todo, e sua necessidade aos seres
vivos é de extrema relevância. O crescimento populacional desenfreado, intensificado
ao processo de urbanização, é um fator considerado como uma das principais causas
para a degradação da água e dos ecossistemas que a compõem, o que demonstra uma
precariedade do alcance populacional a direitos básicos de acesso à água potável, e falta
de investimentos em recursos nos serviços básicos de saneamento no país. Para que essa
realidade mude, é necessário que ocorra uma conscientização populacional, de modo
que organizações públicas juntamente com empresas se unam junto às escolas, para
criação de projetos inovadores que incentivem os alunos a obter essa responsabilidade
ambiental. Deste modo, este projeto objetiva promover ideias de conscientização e o
esclarecimento aos alunos da rede pública, sobre a importância de utilizar a água de
maneira sustentável, utilizando meios lúdicos, para reparação dos problemas já
evidenciados, revertendo a realidade de degradação e descaso. Utilizando como base os
conteúdos presentes nas literaturas do ensino fundamental, e também nos PCN’s, sobre
eixos temáticos que abordam a água, a pesquisa será desenvolvida de forma dinâmica,
através de uma gincana denominada “Água- Problemas e Soluções!”, integrada por três
módulos, onde cada etapa apresenta uma pontuação à equipe vencedora. No primeiro
módulo serão ofertadas oficinas ministradas pelo docente, para que ocorra a orientação
na construção de filtros de água, para retratar a eficácia e a necessidade da filtragem da
água antes da sua utilização. O segundo módulo será realizado com perguntas e
respostas, sobre as principais doenças transmitidas pela água contaminada, visando a
saúde humana e ambiental. Para o terceiro módulo, será desenvolvido um jogo de
tabuleiro chamado ”Criando soluções”, que terá como ênfase questionamentos que
permitam o raciocínio criativo dos ouvintes para solucionar problemáticas ambientais
referentes à água. Nas considerações finais da dinâmica, a equipe que obtiver mais
pontos no decorrer da gincana será considerada tutora ambiental do colégio, e poderá
realizar palestras e repassar as práticas realizadas, com as demais turmas presentes no
colégio ou até mesmo em outros estabelecimentos de ensino. Os resultados preliminares
obtidos mostraram considerável envolvimento dos estudantes, e a transformação das
posturas atuais em novos comportamentos que beneficiam o uso sustentável da água no
cotidiano e o interesse em propagar as atividades ministradas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 2139135 - SOLANA MENEGHEL BOSCHILIA
Externo ao Programa - 327898 - VANIA NAKAUTH AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 27/02/2020 11:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2