Banca de DEFESA: MILENE PEREIRA MENDES

DISCENTE: MILENE PEREIRA MENDES
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências

ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água

Ensino de Ciências Ambientais. Educação básica. Tema Gerador “Água”. Jogos Educativos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e a partir dela construir um recurso pedagógico, no intuito de promover a aprendizagem, gerar reflexões e estimular o senso crítico dos alunos acerca das questões ambientais. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa foi desenvolvido em um colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 17 professores da educação básica e 150 alunos divididos em turmas experimentais e controles. A técnica para o levantamento de dados aplicada aos professores e alunos utilizou como instrumento de pesquisa o questionário. Além dos questionários, foram utilizados dois quadros de observação. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que embora na concepção de todos os professores a abordagem da temática água seja relevante, nem todos se sentem preparados para a fazer. Verificou-se ainda que apesar da maioria considerar relevante o uso de jogos como recurso pedagógico, nem todos fazem uso em suas aulas; sendo observado o uso de jogos durante o período da pesquisa por somente 20% professores. Acerca dos alunos, o estudo evidenciou que propostas educacionais com base no tema gerador “água” é capaz de facilitar e contribuir na aprendizagem. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas em que houve a aplicação do jogo. Mostra-se assim, que os jogos educativos se configuram como pertinentes na educação básica, pois são capazes de potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. A partir da aplicação produto educacional, demonstrar-se ainda que o jogo foi capaz de estimular, fundamentalmente, a participação e despertar o interesse dos grupos de alunos envolvidos.

Presidente - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - SADY SALOMAO DA SILVA ALVES
Notícia cadastrada em: 19/02/2020 13:11