Banca de DEFESA: WADDLE ALMEIDA NASCIMENTO

DISCENTE: WADDLE ALMEIDA NASCIMENTO
DATA: 14/02/2020
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências

RECURSOS HÍDRICOS E GESTÃO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NO ENSINO MÉDIO

Ensino Médio; Recursos Hídricos; Sequência Didática

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta dissertação descreve o processo de elaboração, implementação e validação de uma Sequência Didática (DS) para explorar o tema "A importância dos recursos hídricos e sua gestão" com alunos do ensino médio. O objetivo deste estudo é propor uma sequência didática para facilitar a abordagem prática da temática em qualquer disciplina que aborde este tópico, testar a SD com os professores e avaliar o uso do SD no processo de aprendizagem do assunto. Este estudo foi realizado em uma Escola Estadual que oferece ensino médio integrado ao ensino técnico na área urbana do município de Vigia de Nazaré, Estado do Pará (Brasil). As estratégias de ensino utilizadas para formular a SD e atingir os objetivos de aprendizagem foram pensadas com base em Zabala (1998), Berbel (1998) e Paulo Freire (2011). As etapas de elaboração, implementação e validação da SD seguiram a seguinte organização metodológica: 1) A Análise Inicial: para definir os objetivos e requisitos da SD, foram aplicadas observações no Projeto Político Pedagógico da Escola e observações in loco na Instituição de Ensino. 2) Elaboração: etapa do planejamento e revisão das atividades que constituirão a sequência didática. 3) Experimentação, validação e análise de SD: esta etapa foi dividida em validação e análise com os professores, onde o SD foi apresentado aos professores e avaliada a partir de uma série de requisitos por oito professores das Escola. E experimentação, implementação e validação com os alunos com aplicação de uma Avaliação Inicial e uma Avaliação Pós SD para 53 alunos distribuídos em duas turmas. Os dados foram analisados pelo método qualitativo, e foi possível concluir que a sequência didática foi validada como recurso aplicável às aulas no contexto das escolas estaduais localizadas em Vigia de Nazaré. Para o presente estudo, que representa o primeiro uso da sequência didática produzida, os resultados foram satisfatórios. No entanto, eles não são definitivos, pois o SD deve ser testada, revisada, usada e validada em contextos futuros.

Presidente - 2190726 - JOAO DE ATHAYDES SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2168255 - JOSE DANILO DA COSTA SOUZA FILHO
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 14/02/2020 14:21