Banca de DEFESA: SILVANO COSTA DA SILVA

DISCENTE: SILVANO COSTA DA SILVA
DATA: 29/11/2019
LOCAL: SALA QB01

ASPECTOS GEOAMBIENTAIS DOS RECURSOS HÍDRICOS DO RIO CUINARANA, MAGALHÃES BARATA-PARÁ

Conservação, nascentes, qualidade da água, APP, mananciais urbanos.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

O presente trabalho teve o objetivo de mapear a bacia hidrográfica do rio Cuinarana e descrever o estado de conservação das nascentes no município de Magalhães Barata, nordeste do Pará, por meio de um diagnóstico ambiental das cabeceiras desse rio e produção cartográfica de mapas temáticos, a fim de subsidiar ações de Educação Ambiental para promover a manutenção e uso sustentável dos recursos hídricos. Cabe destacar que não há informações dessa natureza para este município e por isso a área foi escolhida para o estudo, como forma de detectar os problemas ambientais nessa bacia, com intuito de desenvolver políticas públicas direcionadas a educação ambiental. Os procedimentos adotados para a elaboração do diagnóstico ambiental das cabeceiras basearam-se em protocolos de avaliação que destaca a integridade física do habitat interno das cabeceiras e adjacências, observando os aspectos do uso e ocupação do solo, vegetação predominante, característica das nascentes, seus usos e o estado de conservação. Para os mapas do rio, o limite da bacia do Rio Cuinarana se baseou em dados georreferenciados do relevo da área em questão, derivados de produtos matriciais da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), elaborados pela agência governamental estadunidense National Aeronautics and Space Admistration (NASA), e disponibilizados com cálculos de correção pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Brasil. Os resultados obtidos demostraram que das 11 nascentes avaliadas, três apresentam-se em condição ruim de integridade devido aos impactos antrópicos. As informações dos mapas atestam que bacia do rio Cuinarana tem passado por um processo de transformação, por conta das interferências humanas, resultando em diferentes problemas socioambientais desacompanhado de políticas eficazes de planejamento ambiental. Diante da problemática, o produto da pesquisa é um atlas didático da Bacia Hidrografica do Rio Cuinarana, composto por 10 mapas temáticos.

Externo ao Programa - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Presidente - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Interno - 6327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 08/11/2019 08:01