ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Recursos Hídricos, Ensino de Ciências Ambientais, Tecnologia
Educacional.
A educação como ato de transformação está pautada na problematização, no qual os alunos
tornam-se sujeitos críticos, reflexivos, em um constante ato de investigação e compreensão da
realidade, construindo assim uma real consciência dos problemas que o rodeiam e permitindo
a participação na busca de soluções, que está intrinsicamente relacionado ao campo da
educação ambiental, pois este pode ser reconhecido como um campo de complexidade, de
relações sociais, afetivas e subjetivas. Fundamentada nestas concepções e a partir da
problemática “Como promover a educação ambiental para que esta seja significativa aos
sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral a promoção da educação ambiental
por meio do ensino por investigação. Apresentando uma metodologia de cunho exploratório,
pois a execução das atividades foi pautada nas interações sociais e na produção individual e
coletiva dos sujeitos ao decorrer da sequência de ensino investigativo (SEI) que trabalhou o
tema Recursos Hídricos. Os dados foram analisados fazendo-se uso do estudo observacional e
da estatística descritiva, qualificando esta pesquisa como quali-quantitativa. Como resultado
apresenta-se uma análise da percepção de professores e alunos acerca do trato com a educação
ambiental no espaço escolar e como isso reflete na formação dos sujeitos e na capacidade que
estes tem de atuar em sua comunidade na proposição de soluções. Como produto desta
dissertação foi elaborado a revista Meio Informacional que contém o jogo didático
Aprendendo com a Inclusão, tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos
educandos acerca da problemática, tornando-se um instrumento de conscientização ambiental
para a comunidade em geral e instrumento de formação cidadã para os sujeitos envolvidos na
sua produção, concluindo então que, de fato, o ensino por investigação pode ser desenvolvido
para a promoção da educação ambiental.