Banca de DEFESA: ROGERIO SOUSA ESTEVAM

DATA: 31/05/2019
LOCAL: Sala do LAQUANAM – Laboratório de Química Pesquisa

QUIZ AMBIENTAL UM APLICATIVO UTILIZADO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

aplicativo, aprendizagem e ciências ambientais

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Temáticas como as questões ambientais que tratam de assuntos relacionados à poluição atmosférica e da água, efeito estufa e chuva ácida, serviram de base para a elaboração de uma ferramenta pedagógica, com o objetivo de auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. O Quiz Ambiental é um software de celular que foi desenvolvido e testado com o objetivo de avaliar seu uso como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento de assuntos relacionados às ciências ambientais. O aplicativo apresenta um formato de perguntas e respostas, com questões de múltipla escolha de diferentes níveis de dificuldade, o qual foi aplicado com um grupo de professores e estudantes de cursos de qualificação profissional, em uma Instituição de Ensino Profissionalizante e em uma escola da rede pública estadual, ambas localizadas no Município de Barcarena - PA, entre os anos de 2018 e 2019. Dentre os resultados, observou-se o envolvimento e a participação tanto dos alunos, quanto dos professores, durante a execução das atividades relacionadas ao uso desta ferramenta. Todavia, foram observadas também, algumas dificuldades encontradas durante a aplicação do jogo, como a necessidade de acesso à internet para sua instalação e finalização, além do grau de complexidade de algumas questões, que ficou evidenciado após os testes realizados. As informações coletadas nesse processo demonstraram que a utilização de tecnologias, como aplicativos para smartphones, pode ser uma aliada no processo de construção de conhecimentos relacionados ao ensino das ciências ambientais.

Interno - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 6327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Externo à Instituição - LUCIANA FREITAS DE SENA
Presidente - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA