HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA.
Química, histórias em quadrinhos, meio ambiente.
Atualmente verifica-se uma grande preocupação no meio acadêmico quanto aos processos metodológicos utilizados em sala de aula, para se trabalhar a enorme gama de conteúdos, visando formar cidadãos críticos e capazes de emitir opiniões a respeito dos diversos assuntos que envolvem o ensino das ciências e a sua utilização. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo utilizar o desenvolvimento de histórias em quadrinhos como uma ferramenta pedagógica para o ensino da química geral a alunos de licenciatura em química do nível superior. O tema escolhido para a aplicação do projeto foi ácidos e bases e sua inter-relação com o fenômeno ambiental chuva ácida serão utilizados questionários de sondagem, primeiramente na aula expositiva tradicional do tema escolhido e depois da aplicação da metodologia utilizando histórias em quadrinhos, no intuito de averiguar se houve melhora no processo ensino aprendizagem. O programa escolhido para a elaboração das histórias em quadrinho será o Hagáquê e espera-se que os alunos mostrem interesse e considerem que os usos das histórias em quadrinho e a temática ambiental pode auxiliar a melhora do processo ensino aprendizagem da química.