Banca de DEFESA: MOACIR JOSE MORAES PEREIRA

Residuos;belém-PA

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Nas culturas urbanas podemos observar estreita relação com o consumo de produtos de origem industrial, que geram resíduos que, quando não são dispostos e tratados de forma adequada, impactam consideravelmente o meio ambiente urbano.A população do bairro da Marambaia, situado em Belém do Pará, com mais de 65.000 habitantes, tem sofrido com problemas ambientais relacionados ao despejoirregular e da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos -RSU.Nesse sentido, esse estudo apresentauma plataforma de mapeamento de pontos de despejo irregular de RSU no bairro da Marambaia, utilizandotécnicas de geoprocessamento,ferramentas computacionaise estímuloàparticipação de escolas do bairro viamapeamento participativoe colaborativo, além depesquisa de campoeaplicação de questionários junto àsescolas.Alguns resultados alcançados mostram que a percepção ambiental é uma relevante forma de análise e deve ser considerada para processos de gestão e educação ambiental. Para o mapeamento, observou-se que os locaiscom maior presença de pontos de despejo irregular de RSU são espaços públicos. Foi possível identificar que há importante porcentagem de moradoresque optam por contratarpessoas denominadas “carrinheiros”para se desfazerem de partedos resíduos sólidos produzidos em suas residências,contribuindo para a problemática ambiental.Nos pontos de despejo irregular de RSU identificados,mais de 60% deles apresentam materiais economicamente aproveitável, o que possibilitariaa implantação de programas decoleta seletiva e reciclagem de materiais, através da criação de EcoPontos. As atividades de educação ambiental contribuiram para a fomação de multiplicadores de informações sobre a problemática dos resíduos sólidos no bairro.

Presidente - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Externo à Instituição - MARCIA VALERIA PORTO DE OLIVEIRA CUNHA
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 17/12/2018 08:38