Banca de DEFESA: ROSA DE FATIMA SILVA ATROCH

DISCENTE: ROSA DE FATIMA SILVA ATROCH
DATA: 06/12/2018
LOCAL: AUDITÓRIO GEOFÍSICA

CIANOBACTÉRIAS E POLUIÇÃO DA ÁGUA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Cianobactérias, Ensino, Engenharia Didática, Sequência Didática

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta dissertação descreve o processo de elaboração, implementação e validação de uma sequência didática (SD) para explorar o tema “Cianobactérias e poluição da água” com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivos propor uma sequência didática para facilitar a abordagem prática do tema por professores de Ciências para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em escolas estaduais do município de Soure – Marajó – Pará, testar a SD com os docentes e avaliar a utilização da SD no processo de aprendizagem sobre o tema. Este estudo foi realizado em três escolas estaduais que oferecem o 6º ano do Ensino Fundamental na área urbana de Soure, são elas: Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Edda de Sousa Gonçalves e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva. As estratégias de ensino usadas para a formulação da SD e alcance dos objetivos de aprendizagem foram pensadas com base no modelo construtivista integrado de Martine Méheut, que está fundamentado nos conceitos de Engenharia Didática. As etapas de elaboração, implementação e validação da SD seguiram de acordo com a seguinte organização metodológica: 1) A concepção da sequência didática: para a definição dos objetivos e requisitos da SD foram realizadas observações in loco e aplicação de questionários aos professores. 2) A apresentação aos professores: a SD foi avaliada a partir de uma matriz de requisitos pelos cinco professores de Ciências das três escolas estaduais presentes no município de Soure – Marajó – Pará. 3) A implementação e validação da SD: com aplicação de um pré-teste e um pós-teste a 43 alunos distribuídos em duas turmas do 6º ano da escola Stella Maris. Os dados foram analisados conforme indicado na metodologia. A partir da análise foi possível considerar que a Sequência Didática elaborada foi validada como recurso aplicável às aulas de Ciências no contexto das três escolas estaduais situadas no município de Soure. Para o presente trabalho, que representa o primeiro uso da sequência didática produzida, os resultados mostraram-se satisfatórios. No entanto, não são definitivos, visto que a SD deve ser testada, revista, utilizada e validada futuramente para outros contextos.

Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Presidente - 326026 - MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
Externo ao Programa - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
Notícia cadastrada em: 06/12/2018 08:27