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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANKLEN DOS SANTOS CORDOVIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANKLEN DOS SANTOS CORDOVIL
DATA: 02/04/2018
HORA: 10:00
LOCAL: PPGCA-03
TÍTULO:

BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS COMO INSTRUMENTOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas, Ensino-Aprendizagem, Sustentabilidade


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O presente trabalho procura apontar os subsídios fornecidos pela reutilização de materiais descartáveis/baixo custo, em especial, papel, papelão, garrafas PET, embalagens de caixas de leite, dentre outros, para confecção de brinquedos sustentáveis que colaborarem no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, durante as aulas de ciências, dentro do ambiente escolar. Além disso, busca-se instigar à comunidade escolar e a área do entorno sobre a importância de cuidar do Igarapé Tucunduba, Belém-PA, e conservá-lo sobre a ótica da sustentabilidade, reduzindo assim a quantidade de resíduos sólidos despejados nele. Desse jeito, sugere-se que atividades práticas educacionais adotadas, acerca da educação científica, da educação ambiental, e da sustentabilidade, possam contribuir com sua relevância para mudança de atitudes. Em relação à metodologia este trabalho está sendo desenvolvido em três etapas. Inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica sobre o tema em questão por meio de pesquisa em bibliografias especializadas. Na etapa seguinte foi elaborado um questionário prévio que leva o perguntado a refletir sobre questões provocativas. Em seguida, os questionários depois de aplicados, foram devolvidos imediatamente após a obtenção das respostas, garantindo que todos os presentes efetivamente devolvessem eles em tempo hábil. Com a aplicação destes questionários, procurou-se identificar as práticas pedagógicas e as metodologias que têm maior aceitação, no sentido de sensibilizá-los para as questões ambientais evidenciado tanto a percepção dos estudantes como a dos professores. Como instrumento de análise de dados, utilizou-se a ferramenta de análise de conteúdo, com o intuito de obter informações importantes acerca da percepção dos problemas ambientais na escola. Posteriormente, na terceira etapa, uma segunda leva de questionários serão aplicados a fim se analisar a eficiência dos brinquedos sustentáveis no estudo. E ao final será empregada a metodologia painel de especialistas como forma de avaliação e validação desta proposta que culminará na produção de um produto técnico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6327745 - EDSON JOSE PAULINO DA ROCHA
Interno - 1174136 - MARILENA LOUREIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 1153266 - MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - SILVANA DO SOCORRO VELOSO SODRE
Notícia cadastrada em: 27/03/2018 10:33
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