Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA BALEIXO DA SILVA

DISCENTE: LUCIANA BALEIXO DA SILVA
DATA: 26/03/2018
LOCAL: Auditório IG

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APLICAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS EM PARQUES URBANOS.

Educação Ambiental, Parques urbanos, jogo interativo, ensino aprendizagem

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

Estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia com o meio ambiente, causado pela própria sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um equilíbrio entre a relação homem e natureza, buscando alternativas sustentáveis e mudando o comportamento frente a essa problemática. A Educação Ambiental (EA) é considerada um instrumento indispensável para combater a crise ambiental no mundo e apesar de estar regulamentada para ser aplicada em todas as esferas da educação formal e não formal, percebe-se que ainda está caminhado a passos lentos, apesar das estatísticas retratarem outra coisa. Esta pesquisa pretende propor uma estratégia para potencializar a educação ambiental para alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, através da elaboração e aplicação um jogo interativo em trilhas ecológicas em parques urbanos. O jogo será criado a partir de estudos prévios da área de estudo, no caso parques urbanos, através de pesquisa exploratória, definindo a trajetória da trilha, os pontos de interpretação do jogo, o tempo estimado. A relevância do projeto está no fato de incorporar um elemento importante no ensino aprendizagem da educação ambiental, a ludicidade por meio da compreensão dos serviços ecossistêmicos gerados pelos ambientes naturais. Com isso pretende-se tornar os participantes do jogo cidadãos mais conectados com a natureza e propagadores da Educação Ambiental.

Presidente - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Interno - 2117827 - MARCELO PETRACCO
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA