UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SAÚDE
ciências ambientais; educação básica; saneamento; doenças; veiculação hídrica.
O presente estudo apresenta questões relevantes sobre o ensino de Ciências Ambientais
evidenciando as principais Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado,
tendo em vista os impactos ambientais dos recursos hídricos. A água encontra-se em grande
quantidade no planeta, no entanto, apenas uma parte dessa totalidade apresenta-se em
condições apropriadas para uso no abastecimento público, destacando que o consumo fora dos
padrões de qualidade contribui na propagação de doenças transmitidas por veiculação hídrica,
acarretando diversos problemas de saúde. Portanto, é indispensável ter acesso à água potável
e saneamento básico adequado, pois a falta ou deficiência na oferta desses serviços ainda
representa um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Assim, o objetivo
dessa pesquisa é propor e analisar a eficácia de uma sequência didática investigativa no
processo de ensino e aprendizagem acerca dos temas poluição da água, saneamento básico e
doenças de veiculação hídrica, que terá suas etapas apoiando-se na abordagem proferida por
alguns autores que enfatizam essa temática de estudo. Na etapa metodológica será realizada a
revisão bibliográfica para seleção dos temas que irão compor a sequência didática,
contemplando as habilidades e competências da Base Nacional Curricular Comum, e outros
correlatos à saúde humana e ambiental. E como material de apoio da sequência didática, será
elaborado um produto educacional técnico pedagógico, no formato de uma cartilha educativa,
contemplando as principais doenças de veiculação hídrica associadas com as condições
inadequadas do saneamento básico. Sendo assim, espera-se trazer para a realidade dos alunos
a importância da água potável e saneamento, contribuindo para melhoria da saúde pública e
preservação do meio ambiente.