O ESTUDO DOS SOLOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA
meio ambiente; pedologia; educação participativa; ensino de ciências ambientais.
Os solos são de grande relevância para o equilíbrio de todos os biomas, seu uso racional é o caminho para promover ações de desenvolvimento sustentável ou de sustentabilidade ambiental. Dentro desse contexto é que a educação se encaixa, quando trazemos para a realidade escolar, uma proposição que integre ao conteúdo anual, dentro do componente de geografia. Esta pesquisa está inserida na linha de atuação Ambiente e Sociedade. Propõe uma visão ambiental voltada ao estudo da pedologia, para a partir daí, desenvolver um produto que sirva para discentes do ensino médio, mostrando como são formados, distribuídos, utilizados e preservados os solos e como eles aparecem na região Amazônica. Dentro do espaço escolar e que ajude na criação de uma nova ferramenta pedagógica de suporte didático, de maneira prática e prazerosa para o desenvolvimento das ciências ambientais. A proposta se adequa à nova realidade educacional, a partir do Novo Ensino Médio, que está sendo implantado nos últimos anos no Estado do Pará, e que prioriza uma educação inclusiva e participativa dos discentes.