Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BOUTH

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO DE SOUZA BOUTH
DATA: 07/12/2023
LOCAL: Auditório B do Centro de Ciências da Educação - ICED

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: estratégias para o uso racional da água em uma escola pública do município de Santo Antônio do Tauá/Pará

Teoria da Problematização; Arco de Maguerez, Sequência Didática; ODS 6.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A água é um recurso natural finito de valor socioeconômico, mas alguns problemas relacionados a escassez, poluição e desperdício impelem ao seu uso racional como condição para atender satisfatoriamente as necessidades das sociedades atuais, como também, garantir que sociedades futuras possam usufruir desse recurso. No ambiente formal de educação, a Educação Ambiental trabalhada de forma interdisciplinar e fundamentada de forma crítica são mecanismos indicados para levar a comunidade escolar a pensar crítica e racionalmente na busca de soluções efetivas para prováveis problemas que estejam afetando ou que venham a afetar a disponibilidade de água. O presente trabalho foi desenvolvido na única escola estadual de ensino médio e de tempo integral, no município de Santo Antônio do Tauá, no Pará e, parte do seguinte questionamento: De que forma práticas pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas em escola como instrumento para o uso racional da água podem ser desenvolvidas no município de Santo Antônio do Tauá/Pará? A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica, documental e de campo junto aos professores da Escola, a partir da abordagem qualitativa. Os resultados revelarão que na Escola ocorre uma carência de práticas pedagógicas voltadas a Educação Ambiental sobretudo em relação as macrotendências e seu caráter interdisciplinar. Na busca de resultados mais consistentes visando o despertar do senso crítico do aluno e seu protagonismo em relação ao problema da água através de melhor direcionamento e organização da prática pedagógica elaborou-se um produto educacional na forma de Sequência Didática intitulada “Se é água, eu cuido”, baseada na teoria da problematização através do Arco de Marguerez.

Presidente - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Interno - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - FRANCISCO WILLAMS CAMPOS LIMA
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 11:02