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Banca de DEFESA: WILLIAM MARQUES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM MARQUES PEREIRA
DATA: 05/12/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

A ARQUITETURA DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM IPIXUNA DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente de aprendizagem. Educação ambiental. Interdisciplinaridade. Nordeste paraense


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Externo à Instituição - FRANCIANE ANDREZA VELOSO DOS SANTOS
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 10:49
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