Banca de DEFESA: LUCILIO LOPES MOTA

DISCENTE: LUCILIO LOPES MOTA
DATA: 28/10/2023
LOCAL: Plataforma virtual

DIVULGAÇÃO DA DÉCADA DAS CIÊNCIAS OCEÂNICAS NA COSTA PARAENSE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ciência ambiental; educação; ODS 14; área costeira; mitigação; Amazônia azul.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O litoral do salgado do Pará é formado de rico mosaico ecossistêmico, predominando restingas e mangues influenciados pelo rio Amazonas, além de canais e ilhas. A região possui elevada biodiversidade, requerendo urgente proteção, pois é afetada por impactos ambientais, como assoreamentos, erosão, sobrepesca e depleção dos manguezais. Neste sentido a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano - 2021 a 2030), focando para Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água), da Agenda 20-30. Entretanto, uma problemática muito observada nos dias de hoje se refere a pressão antropogênica e suas consequências para a zona costeira. Direcionado a promoção do ensino sustentável oceânico para escolas públicas da região, utilizamos uma metodologia quali-quantitativa no município de São João da Ponta, aproveitando a especificidade regional. Para o intuito do projeto foi utilizado pedagogicamente e didaticamente o oceano como tema gerador na linguagem Freiriana em sala de aula, buscando sempre trazer para a realidade dos mesmos a zona costeira adjacente. Para validar a pesquisa, desenvolvemos como produto, uma cartilha da cultura oceânica, utilizada dentro de uma sequência didática, inspirada em material original da UNESCO, mas adaptadas para a cultura oceânica costeira da região. Em sala de aula, um questionário com 10 questões sobre a temática oceânica foi aplicado antes e depois da execução das aulas. Foram escolhidas 2 turmas do 9° ano (A e B) de uma mesma escola, sendo que em uma foi aplicado o questionário e realizado seis aulas e na outra foram aplicados o questionário e as mesmas aulas com o apoio da cartilha da cultura oceânica. Após análise estatística do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na Turma A, onde foi apresentada a cartilha, ocorreu um aumento significativo de acertos, em relação a Turma B. Isto indicou a relação positiva entre o uso da cartilha nas aulas como ferramenta fundamental para auxílio no ensino e divulgação da década da ciência oceânica.

Externo ao Programa - 1627374 - DIONISO DE SOUZA SAMPAIO
Presidente - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT
Notícia cadastrada em: 04/10/2023 09:34