Banca de DEFESA: SAFIRA GUERREIRO SILVEIRA

DISCENTE: SAFIRA GUERREIRO SILVEIRA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Mini auditório do NAEA

MANEJO E SOLTURA DE QUELÔNIOS NA AMAZÔNIA PARAENSE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ensino. Ciências Ambientais. Interdisciplinaridade. Amazônia. Desenvolvimento Comunitário.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A presente dissertação partiu da compreensão de que ainda persiste uma grande necessidade em conscientizar a população na importância da conservação dos recursos naturais, através de programas capazes de promover o incentivo ao cuidado com meio ambiente e principalmente ensinar princípios da gestão e manejo dos animais, como é desenvolvido em algumas experiências já consolidadas de manejo, a exemplo do Projeto de Manejo e Soltura de Quelônios do Município de Juruti – Baixo Amazonas/PA, que se constituiu como ponto de partida para o interesse em desenvolver um instrumento didático pedagógico destinado ao tratamento desta temática nas salas de aulas para o ensino de Ciências Ambientais. O problema norteador para a realização da pesquisa e elaboração do produto da dissertação se referiu a: como introduzir a temática de conservação animal, em especial, a conservação dos quelônios da Amazônia nas práticas escolares, e como isso contribui para o Ensino de Ciências Ambientais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental acerca das temáticas trabalhadas pelo projeto de Manejo e Soltura de Quelônios, seus desdobramentos e relação com as ciências ambientais, educação ambiental, interdisciplinaridade, e desenvolvimento comunitário, bem como a elaboração de um jogo de tabuleiro e sua validação por profissionais da educação básica. Os resultados da pesquisa realizada e do produto elaborado, nos indicaram que a utilização de um instrumento didático-pedagógico baseado em questões socioambientais que sejam capazes de despertar nos alunos o interesse pela tematização e problematização de sua realidade pode colaborar para a inserção dessas questões no cotidiano das práticas escolares. As respostas obtidas no processo de validação do jogo nos demonstram sua boa aceitabilidade pelos profissionais da área e suas potencialidades para fortalecer o ensino das ciências ambientais sob o enfoque interdisciplinar.

Presidente - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Externo ao Programa - 2352351 - IVANA DE OLIVEIRA GOMES E SILVA
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 09:12