O USO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA O ENSINO DE CIENCIAS AMBIENTAIS E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO EM MUSEUS
Ensino de Ciências Ambientais, Ensino de língua brasileira de sinais; Recurso
didático.
O presente estudo explana a respeito do uso da língua brasileira de sinais para o ensino de
ciências ambientais e promoção da inclusão em museus, objetivando abordar quais são as
possíveis contribuições para o processo de aprendizagem que um Guia ilustrativo bilingue traz
para aos visitantes surdos do Museu Jari. O ensino para a comunidade surda existe uma
infinidade de desafios, entre os quais destacam-se a escassez de materiais didáticos
disponibilizados para o uso no processo de aprendizagem do ensino da temática ambiental local.
O objetivo desta dissertação é a construção do Guia ilustrativo Bilíngue com conceitos das
Ciências Ambientais presentes no Museu Jari localizado no distrito de Monte Dourado, Pará A
pesquisa baseou-se no produto técnico educacional em um espaço não formal de conhecimento,
a produção do material fundamenta-se em uma concepção de letramento bilíngue. Os
procedimentos metodológicos compreenderam a revisão de literatura e produção de
conhecimento na área; conhecimento do espaço museológico; levantamento lexical de termos
inexistentes ou desconhecidos em Libras; filmagem, edição e produção do guia com vídeo-guia
bilíngue e validação do produto final. Foram geradas quarenta e duas ilustrações criadas a partir
de discussões com os especialistas da área e educandos surdos que irão nortear educadores na
sala de aula e em práticas externas também, promovendo a educação inclusiva com a temática
ambiental por meio da geração de um produto único e com características da região amazônica,
fomentando a reflexão acerca da educação socioambiental na comunidade surda, possibilitando
conhecimento e a divulgação científica por educadores.