EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: estratégias para o uso racional da água em uma escola pública do município de Santo Antônio do Tauá/Pará
Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Uso racional da água.
A água é um recurso natural finito de valor socioeconômico, mas alguns problemas relacionados a escassez, poluição e desperdício impelem ao seu uso racional como condição para atender satisfatoriamente as necessidades das sociedades atuais, como também, garantir essas necessidades às sociedades futuras. No ambiente formal de educação, a Educação Ambiental trabalhada de forma interdisciplinar e fundamentada de forma crítica são mecanismos indicados para levar a comunidade escolar a pensar crítica e racionalmente na busca de soluções efetivas para prováveis problemas que estejam afetando ou que venham a afetar a disponibilidade de água. O presente trabalho foi desenvolvido na escola polo estadual de ensino médio, no município de Santo Antônio do Tauá, no Pará e parte do seguinte questionamento: De que forma práticas pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas em escola como instrumento para o uso racional da água podem ser desenvolvidas no município de Santo Antônio do Tauá/Pará? A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica e documental e de campo junto aos professores da Escola, a partir da abordagem qualitativa. Os resultados parciais revelam certa carência de práticas docentes voltadas a Educação Ambiental na escola e principalmente seu caráter interdisciplinar. Para buscar melhores resultados e melhor direcionar e organizar a prática pedagógica e, despertar o senso crítico nos alunos elaborou-se um produto educacional baseado na Sequência Didática (SD) intitulada “Se é água, eu cuido”