Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIK LAUA GONCALVES TENORO

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Este trabalho é uma proposta de experimento pedagógico que tem como objetivo geral facilitar o ensino e aprendizado em ciências ambientais na educação básica no que se refere aos conceitos e problemas socioambientais relacionados a origem, uso, aplicação e contaminação dos recursos minerais, com base nos critérios e fundamentos descritos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no Município de Marituba localizado no estado do Pará, usando como modelo a Escola Municipal Dom Calábria, na região metropolitana de Belém do Pará, a fim de elaborar um roteiro de uma trilha mineral educacional para ensino de ciências ambientais com base nas observações e análises de materias naturais que ocorrem nos arredores da escola, bem como nos ambientes internos que usam materiais pétreos de construção civil que possam ser descritos como pontos de destaque e estudo no roteiro da trilha mineral, sem deixar de ressaltar o contexto regional de geodiversidade, no qual a escola está inserida. Desta forma, no roteiro da trilha mineral educacional, será apresentado conceitos básicos da geologia regional da região de Marituba, destacando rochas e minerais, a fim de uma melhor compreensão dos pontos a serem destacados posteriormente na trilha. Considerando que não podemos ensinar a proteger e usar de modo sustentável, o que não compreendemos quanto origem e formação. Assim, destacamos neste trabalho, de acordo com a literatura especializada, que todas as rochas na superfície do planeta Terra estão divididas em três grandes grupos: ígnea, sedimentar e metamórfica. Os minerais são os componentes físicos das rochas, que por sua vez, são formados por elementos químicos, formados por processos geológicos. Na região amazônica há o predomínio de rochas sedimentares (siltitos, argilitos, arenitos ferruginosos, crostas lateríticas), de forma geral, na região metropolitana de Belém este conjunto de rochas é denominado de Formação Barreiras, onde estão instalados diversos mananciais superficiais de água (rios, igarapés) que fazem parte do contexto maior da bacia hidrográfica do amazonas. É fundamental que estes conceitos básicos sejam apresentados no contexto macro da referida trilha que será elaborada na forma de uma cartilha digital disponibilizada, a princípio para a Escola Dom Calábria, e posteriormente para outras escolas do Município de Marituba, com o intuito de motivar e potencializar o ensino e aprendizado em ciências ambientais, avançando na formação de um pensamento mais crítico e social sobre uso e aplicação dos recursos minerais no cotidiano, em especial, no ambiente escolar que deve ser visto sempre por docentes e discentes como um laboratório de ideias, informações e discussões.

Externo à Instituição - ANDERSON MARTINS DE SOUZA BRAZ
Interno - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Presidente - 2536949 - ROSEMERY DA SILVA NASCIMENTO
Interno - 2305517 - WESLEY OLIVEIRA KETTLE