Banca de QUALIFICAÇÃO: AURICILENE GOMES MOREIRA

LOCAL: Plataforma virtual

EDUCAÇÃO BÁSICA E APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: IDEIAS EMPREENDEDORAS
BELÉM - PARÁ

Cartilha Educacional; Educação Ambiental; Empreendedorismo; Resíduos Sólidos; Socioambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A crescente geração de resíduos sólidos e o seu gerenciamento inadequado constituem grave problema socioambiental a sociedade. Diante a isso, esta pesquisa visa conceber uma ferramenta de ensino não convencional que entrelaça o ensino do empreendedorismo à educação ambiental, com finalidade de mitigar os impactos ambientais ocasionados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos. Essa iniciativa de pesquisa tem um esforço exploratório e descritivo, objetivando verificar os conhecimentos que educadores e educandos versam sobre os problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos na escola e no seu entorno. Além de identificar como são desenvolvidas pelos educadores as competências e habilidades da BNCC relacionadas ao empreendedorismo nas escolas. O tema empreendedorismo faz parte das habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abarcando diversos ciclos escolares, e as temáticas relacionadas com empreendedorismo socioambiental é a principal base teórica desta pesquisa. Tendo em vista, que ao final da pesquisa, será elaborada uma cartilha educacional com ideias de empreendedorismo social, destinada aos educadores e educandos do ensino básico em Belém/Pará. O objetivo final desta dissertação é oferecer alternativas para que as escolas de ensino básico abordem o empreendedorismo socioambiental incluindo no dia a dia dos educandos, bem como, promove o ensino básico para princípios voltados para a sustentabilidade.

Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - LUCIANA SANTOS DE OLIVEIRA
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Interno - 969.049.416-34 - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA - UNILA