A ARQUITETURA DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Ambiente de aprendizagem. Educação ambiental. Interdisciplinaridade. Ipixuna do Pará.
O presente trabalho trata sobre a importância da inserção do ensino das ciências ambientais na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no município de Ipixuna do Pará, mostrando como o corpo docente poderá utilizar espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, ajudando na conscientização dos discentes e refletindo em uma sociedade mais sustentável. Este trabalho objetiva propor adaptações nas estruturas arquitetônicas da escola, além de estimular a promoção da educação ambiental, através do uso dos recursos naturais e de novos dimensionamentos para os espaços pedagógicos. Será adotado o método pesquisa ação, com análises quali-quantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantado dos dados será aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes e com base em suas respostas será realizada a proposição do produto. Espera-se obter um modelo arquitetônico que busque otimizar o uso dos recursos naturais com a criação de ambientes de aprendizagem e que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica.