Banca de DEFESA: ELIVALDETE BAIA RIBEIRO

DISCENTE: ELIVALDETE BAIA RIBEIRO
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Plataforma virtual

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ACERCA DA TEMÁTICA DENGUE

Aedes aegypti; Arco de Maguerez; recurso didático; educação em saúde.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa apresenta estudos acerca da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como atividades interdisciplinares para fomentar o debate sobre esse tema em todos os setores da sociedade e, especialmente, dentro dos espaços escolares. Para instrumentalizar a coleta aplicou-se uma Sequência Didática, cujo objetivo foi verificar as contribuições que esta ferramenta pedagógica pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem, fomentando a formação de multiplicadores de conhecimento no ambiente escolar e em outros espaços de convivência. As experiências da sequência didática foram realizadas na Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, em Belém – PA, com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental e gerou o produto final desta pesquisa. Durante a análise de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com enfoque na Metodologia da Problematização, usando como base o Arco de Maguerez, com técnicas de coleta e análises de uma observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram obtidos a partir do trabalho de campo com a aplicação da Sequência Didática, que foi desenvolvida em seis encontros de duas horas-aula cada. O produto educacional gerado foi denominado: “A Metodologia da problematização: uma Sequência Didática acerca da temática dengue”. O desenvolvimento de todo o trabalho e a etapa de validação do produto educacional mostraram que a Sequência Didática tem excelente potencial para abordar o tema com os educandos, bem como para tornar a aula mais dinâmica. Constatou-se que a sequência didática faz as aulas acontecerem de forma mais interativa e contextualizada, proporcionando momentos de aprendizagem mais pertinentes e relevantes para educandos e educadores.

Externo à Instituição - ELIANE GONÇALVES DOS SANTOS
Presidente - 969.049.416-34 - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA - UNILA
Interno - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 13:30