Banca de DEFESA: HANARI SANTOS DE ALMEIDA TAVARES

DISCENTE: HANARI SANTOS DE ALMEIDA TAVARES
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Plataforma virtual: https://meet.google.com/hyo-fqqy-aqn

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA USO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Formação docente. Interdisciplinaridade. Metodologias ativas de ensino.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa que possibilita ao aluno ser protagonista no seu processo de aprendizagem, construindo saberes a partir de sua vivência e de troca de experiências. Nessa metodologia o professor assume o papel de facilitador da transferência de conhecimento, mas para que isso seja possível, o docente precisa conhecer e dominar a metodologia. Com foco na formação docente no ensino das ciências ambientais e de possibilitar aos alunos uma aprendizagem significativa, o objetivo desse estudo foi desenvolver um curso de formação pedagógica sobre a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP, para ensino das ciências ambientais. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa-ação, realizada em cinco etapas: 1º Etapa-Planejamento; 2º Etapa- Coleta de dados para averiguar por meio de aspectos conceituais e procedimentais, a forma pela qual a ABP se caracteriza como eficiente e eficaz metodologia para o ensino das Ciências Ambientais; 3º Etapa- Análise e planejamento das ações; 4º Etapa - produto final: Curso de formação pedagógica sobre Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP; 5° ETAPA: Validação do produto. A pesquisa-ação foi aplicada e validada com onze professores do sexto ano do ensino fundamental II e do ensino médio, em três escolas do município de São Sebastião do Tocantins - TO. A partir dos resultados, propôs-se a utilização de um curso sobre ABP, focado na temática das ciências ambientais, e que o professor poderá utilizar para o planejamento de suas aulas. Dessa maneira contribui-se no processo de ensino aprendizagem por meio de metodologia ativa, capacitando os professores a atuar com seus alunos de forma ativa e interdisciplinar possibilitando um ensino baseado em projetos com foco nas problemáticas ambientais locais. Foi também produzido uma cartilha visando facilitar a aplicabilidade da ABP pelos professores, utilizando o tema principal (ciências ambientais) e a versatilidade com outras disciplinas. A cartilha foi validada pelos professores, os quais aprovaram a eficácia da cartilha e também o esclarecimento em trabalhar com ABP.

Presidente - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Externo à Instituição - ORLEANE EVANGELISTA DE SANTANA
Interno - 969.049.416-34 - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA - UNILA
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA