ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: TEMA DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA
Sustentabilidade, recursos hídricos, metodologia de ensino.
Atualmente verifica-se uma grande preocupação no ensino da educação básica quanto a
aplicação dos conteúdos em sala de aula, para se trabalhar a enorme gama de conteúdos,
visando formar cidadãos críticos e capazes de emitir opiniões a respeito dos diversos
assuntos que envolvem o ensino das ciências e a sua utilização. Nesse contexto, a
presente pesquisa teve como objetivo propor um material didático como uma ferramenta
pedagógica para o ensino das ciências ambientais do tema doenças de veiculação
hídrica. Primeiramente foi utilizado um formulário de diagnóstico com os professores
para saber a sua percepção quanto ao tema doenças de veiculação hídrica e sobre as
metodologias utilizadas em sala de aula, depois foi proposto a realização de um material
didático facilitador de aprendizagem que trouxe o lúdico como uma melhor forma de
absorção de conhecimento e informação, o qual foi aplicado com os professores. No
intuito de avaliar o material didático foi utilizado um outro formulário de prognóstico
com os professores, para saber se teve uma boa aceitação. O produto didático escolhido
foi denominado maleta ecológica, que é o próprio material didático proposto, o qual vai
conter historinha, cartilha informativa e jogo com a temática ambiental de doenças de
veiculação hídrica. Após aplicação do produto da pesquisa e avaliação dos resultados
constatou-se que as respostas foram positivas quanto a utilizar o produto em sala de aula
e em face das respostas dos professores pode-se constatar que o produto aplicado teve
uma boa aceitação, bem como houve facilidade na leitura do produto, com 100 % de
aceitação por parte dos professores. O uso desse produto poderá facilitar a
aprendizagem sobre o assunto doenças de veiculação hídrica quando aplicado aos
alunos.