Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL ROBERIO DAMASCENO RABELLO

DISCENTE: WENDELL ROBERIO DAMASCENO RABELLO
DATA: 25/05/2022
LOCAL: Plataforma virtual

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS AMEAÇAS DE DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Sensibilização; Cidadania; Conscientização; Educação Ambiental; Comunidade; Desenvolvimento Sustentável

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A humanidade está percebendo a necessidade de preservação do meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. As escolas, bem como a Educação Ambiental têm o papel de proporcionar ferramentas para transformar os discentes em cidadãos mais críticos e conscientes se sua importância perante o meio ambiente. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental pode ser trabalhada no ambiente escolar, para contribuir com o desenvolvimento de ações de conscientização dos discentes. O objeto de pesquisa será a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dr.  Ulysses Guimarães, mas os resultados do trabalho poderão ser replicados para a comunidade, como por exemplo, disseminando conhecimentos sobre a limpeza e preservação do rio Xingu. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Manual de Aplicação de Atividades para Formação de Jovens Agentes Ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização.

Externo à Instituição - DARLENE COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - PILAR CAROLINA VILLAR
Presidente - 3243252 - SARA GURFINKEL MARQUES DE GODOY
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA